25 Mai, 2017

Semana do Cérebro promove Neurociências com muitas iniciativas abertas à comunidade

Open day da casa museu Egas Moniz, exposições de arte, entrega de prémio carreira na área da Neurorradiologia, lançamento de livros e caminhadas são algumas das muitas atividades que vão decorrer na primeira edição da Brain Week – Semana do Cérebro e da Neurorradiologia

A iniciativa decorre de 31 de maio a 6 de junho, entre as cidades de Estarreja, Aveiro e Santa Maria da Feira.

O mote para esta semana são os 90 anos da realização da primeira angiografia cerebral por Egas Moniz, uma técnica que revolucionou a Medicina e que ainda hoje é amplamente utilizada em todo o mundo. Durante uma semana, serão vários os momentos que irão homenagear Egas Moniz, considerado por muitos como um dos pais da Neurorradiologia.

A Brain Week é uma iniciativa da Sociedade Portuguesa de Neurorradiologia (SPNR) e conta com o patrocínio científico da Ordem dos Médicos e de todas as instituições de ensino superior com formação ou investigação em Medicina e Ciências da Saúde. O evento vai reunir, durante uma semana, uma série de referências nacionais internacionais na área das Neurociências, especialistas na área da Neurocirurgia, Psiquiatria, Neurologia e Neurorradiologia.

Destaques do programa

Primeiro dia – 31 maio, Aveiro e Avanca

Dia Mundial da Esclerose Múltipla: Transmissão Live Streaming:

http://promotions.bmj.com/timemattersinms/#Livestream organização: British Medical Journal: “Time matters in multiple sclerosis” – 9h30, Auditório da Reitoria da Universidade de Aveiro.

  • Reunião de Consenso Esclerose Múltipla 2017 com a Sociedade Portuguesa de Neurorradiologia (SPNR) e o Grupo de Estudos da Esclerose Múltiplas (GEEM) – 15H30, Auditório Reitoria Universidade de Aveiro.
  • Receção de boas vindas da Brain Week e conferência de abertura “Neurociências: com ciência e história” – 15 horas, átrio e auditório da Reitoria da Universidade de Aveiro.
  • Apresentação do livro comemorativo “Os trilhos da Neurorradiologia depois da primeira angiografia cerebral” – 19 horas, Casa Museu Egas Moniz, Avanca.

Segundo dia – 1 de junho, Estarreja

  • Apresentação do selo comemorativo dos CTT alusivo aos 90 anos da angiografia cerebral e inauguração de Exposição Histórica Filatélica alusiva a Egas Moniz – 14 horas, Cineteatro de Estarreja.
  • Inauguração da exposição de arteBrain Storming – a celebração da Ciência após 90 anos de engenho e arte” – 15 horas, Casa Municipal da Cultura de Estarreja.
  • Projeção cinematográfica e tertúlia “O Cinema e as Neurociências” – 21 horas, Cineteatro de Estarreja. Participação de Mário Augusto (Jornalista e Crítico de Cinema)

 Terceiro dia – 2 de junho, Estarreja

  • Sessão Solene de abertura da Brain Week e entrega do Prémio Egas Moniz em Neurorradiologia 2017 – 18 horas, Cineteatro de Estarreja.
  • Concerto Solidário com Jacinta (jazz) e apresentação do livro (edição bilingue) “A herança de Egas Moniz na Neurorradiologia – perspetiva universal, 90 anos após a 1ª angiografia cerebral” – 18h30, Cineteatro de Estarreja. Valor simbólico a reverter para Unidade Cuidados Continuados Egas Moniz.

Quarto dia – 3 de junho, Estarreja

  • Entrega do Prémio Paulo Mendo, prémio que todos os anos distingue a melhor comunicação feita no âmbito do Congresso Nacional de Neurorradiologia (1 a 4 de junho) – 21h30, Biblioteca Municipal de Estarreja.

Quinto dia – 4 de junho, Estarreja

  • Caminhada e Mini Caminhada solidária de sensibilização para os primeiros sinais de AVC, inserido na Campanha Nacional STOP AVC – 17 horas, com início no Parque Municipal de Antuã, Estarreja.

Sexto dia – 5 de junho, Estarreja

  • Workshop “O Cérebro: Tecnologia e Soft Skills” – 14 horas, Ciclo Criativo, Estarreja

Sétimo dia – 6 de junho, Estarreja

  • Open Day na Casa Museu Egas Moniz, com visita documentada na área da História da Medicina – entre as 9 e as 16 horas, Avanca, Estarreja

Consulte aqui a versão completa do programa.

Comunicado de Imprensa/SO/CS

ler mais

RECENTES

ler mais