5 Abr, 2023

Oftalmologia. Alcoutim atribuiu verba para criação de centro de referência

Um dos problemas maiores do Algarve, na área da saúde, é a lista de espera em Oftalmologia. São cerca de 10800 doentes que aguardam consulta e 1650 cirurgia.

Para dar resposta, o Conselho de Administração do CHUA assumiu como objetivo a implementação de uma área de referência de Oftalmologia no Hospital das Terras do Infante, em Lagos. Conta para tal com uma equipa de oftalmologistas, enfermeiros, técnicos de Ortóptica, administrativos e assistentes operacionais. Para avançar com o projeto, a Câmara Municipal de Alcoutim anunciou que vai atribuir um apoio financeiro no valor de 3 mil euros ao CHUA. “Apesar dos esforços das equipas de Faro e Portimão, não tem sido possível diminuir significativamente esses números, sendo muito preocupante o número de utentes a aguardar a resolução da sua situação oftalmológica, com agravamento da mesma”, refere-se em comunicado do município.

Além dos recursos humanos dedicados, o hospital será também dotado de equipamentos especializados que vão permitir realizar anualmente 9.500 consultas e 2.500 a 2.800 cirurgias.

“O Centro de Referência de Oftalmologia será financiado pelos 16 municípios da região”, diz o presidente da Câmara Municipal de Alcoutim, Osvaldo Gonçalves. “Esta opção estratégica traduz-se numa solução para os problemas existentes. Em relativamente pouco tempo está prevista a eliminação dos tempos de espera e o reforço considerável dos cuidados oftalmológicos de excelência no Algarve”, conclui o autarca.

LUSA 

Notícia relacionada

Oftalmologia. “A maioria da população recorre ao privado. O acesso é difícil”

Print Friendly, PDF & Email
ler mais
Print Friendly, PDF & Email
ler mais