13 Dez, 2023

Lisboa Norte é o primeiro hospital português com técnica para dor

O Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Norte (CHULN)  foi o primeiro hospital português e um dos primeiros da Península Ibérica a realizar neuromodulação medular para casos de dor.

O procedimento, realizado pela equipa da Unidade Multidisciplinar de Dor, dirigida pelo Serviço de Anestesiologia, torna “o tratamento mais eficaz e menos desconfortável para o doente”, avança o CHULN em comunicado.

A neuromodulação medular realiza-se através da introdução de elétrodos no espaço epidural da coluna vertebral, conectados a um gerador implantado e programável. “O tratamento consiste na geração de corrente elétrica que é transmitida à medula espinhal, com o objetivo de alterar as correntes elétricas que transmitem a dor da sua origem até ao cérebro, diminuindo ou mesmo fazendo cessar essas sensações.”

As alterações na postura do doente ao longo do dia podem, no entanto, alterar a distância entre os elétrodos e a medula, o que origina subestimulação (com perda de eficácia) ou sobre estimulação (com sensações desagradáveis para o doente).

Com o novo dispositivo, é possível “minimizar esta limitação da técnica, através de um sistema de regulação automática”.

Como é explicado: “Ao enviar um sinal elétrico cerca de 50x/segundo e ao medir a sua intensidade noutro ponto, o dispositivo permite aferir e adaptar a transmissão do impulso terapêutico em tempo real, tornando a neuromodulação mais eficaz e confortável para o doente.”

Esta técnica pode ser utilizada na síndrome da coluna falhada, na síndrome dolorosa regional complexa, na neuropatia periférica dolorosa (como a diabética), assim como na dor do membro fantasma ou na dor isquémica dos membros.

MJG/COMUNICADO

Artigo relacionado

Qual a relação entre dor crónica e doenças neurológicas?

Print Friendly, PDF & Email
ler mais
Print Friendly, PDF & Email
ler mais