24 Fev, 2023

Leonor Beleza foi distinguida com o Prémio Universidade de Coimbra

O anúncio foi feito pelo reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão, que elogiou Leonor Beleza, presidente da Fundação Champalimaud, como uma “notável servidora da causa pública por mais de quatro décadas”.

A presidente da Fundação Champalimaud, Leonor Beleza, foi distinguida com o Prémio Universidade de Coimbra, pelo seu “apoio ao desenvolvimento das pessoas, das famílias, das empresas e das comunidades”. O galardão – com o apoio da Fundação Santander Portugal e o apoio do Global Media Group – vai ser entregue em 1 de março, na sessão solene comemorativa do 733.º aniversário da Universidade de Coimbra (UC).

“É com muito gosto que anuncio que a doutora Leonor Beleza é a vencedora do Prémio Universidade de Coimbra 2023. Notável servidora da causa pública por mais de quatro décadas, a nossa premiada deste ano é um exemplo ímpar de dedicação a causas tão estimadas pela UC como a saúde, a investigação científica e a transferência de conhecimento para a sociedade”, disse Amílcar Falcão.

Para este responsável, a distinguida é “igualmente um modelo de empenho em prol da inclusão e da igualdade, capaz de olhar para além da linha do Horizonte (tão apropriadamente o tema da Semana Cultural da UC este ano)”. “Leonor Beleza enquadra-se justamente na lista de ilustres figuras que venceram este galardão desde 2004″, afirmou o reitor, que preside ao Júri do Prémio.

Para a presidente da Fundação Santander Portugal, Inês Oom de Sousa (vice-presidente do Júri), Leonor Beleza destaca-se por uma “carreira invulgar” e é “um exemplo de constante superação e transversalidade, tendo exercido cargos e desempenhando funções em todas as áreas contempladas no Prémio: cultura, economia e gestão, ciência e inovação. Distinguiu-se, de forma inequívoca, num dos principais fundamentos da atribuição do prémio, o apoio ao desenvolvimento das pessoas, das famílias, das empresas e das comunidades. São razões mais que suficientes para receber o Prémio Universidade de Coimbra, o Diploma e a Bolsa de Investigação Santander”.

Leonor Beleza é advogada, jurista e Conselheira de Estado e nasceu no Porto, em 23 de novembro de 1948. É licenciada em Direito e durante a sua atividade profissional exerceu cargos públicos e privados de destaque, como secretária de Estado da Presidência do Conselho de Ministros (1982-1983), secretária de Estado da Segurança Social (1983-1985) e ministra da Saúde (1985-1990).

Eleita deputada do Parlamento em diversas ocasiões, foi vice-presidente da Assembleia da República nos períodos 1991-1994 e 2002-2005. É Presidente da Fundação Champalimaud desde a sua criação, em 2004, por desígnio do seu fundador António de Sommer Champalimaud, recordou a UC.

Instituído em 2004, o Prémio UC, no valor de 25 mil euros (10 mil euros para o vencedor e 15 mil euros para a atribuição de uma Bolsa de Investigação Santander para apoiar o desenvolvimento de trabalho numa área a definir pelo premiado), distingue anualmente uma personalidade de nacionalidade portuguesa “de inequívoco valor percebido na sua área profissional – das áreas da cultura, da economia e gestão e/ou ciência e inovação – que se distinguiu no ano transato de forma inequívoca no apoio incondicional ao desenvolvimento das pessoas, das famílias, das empresas e das comunidades, apoiando um crescimento inclusivo e sustentável de sociedade”.

Na sua última edição, em 2022, a Universidade de Coimbra distinguiu o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres. Em 2021, o distinguido foi o cardeal, ensaísta, poeta e teólogo José Tolentino de Mendonça. O ex-comissário europeu da Investigação, Ciência e Inovação, Carlos Moedas, atual presidente da Câmara de Lisboa, foi distinguido em 2020.

LUSA

Notícia relacionada

Prémio internacional reconhece trabalho sobre obesidade de investigadora da Champalimaud

Print Friendly, PDF & Email
ler mais
Print Friendly, PDF & Email
ler mais