4 Out, 2016

Jorge Torgal, Álvaro Beleza e Miguel Guimarães candidatos à Ordem dos Médicos

Jorge Torgal, Álvaro Beleza e Miguel Guimarães são até hoje os três candidatos conhecidos ao cargo de bastonário da Ordem dos Médicos, nas eleições que vão ocorrer em janeiro

Professor catedrático de Saúde Pública da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, Jorge Torgal foi presidente da Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed) e diretor do Instituto de Higiene e Medicina Tropical.

O ex-dirigente do PS Álvaro Beleza foi presidente do Instituto do Sangue e é atualmente diretor do serviço de imuno-hemoterapia do Hospital de Santa Maria, em Lisboa.

Miguel Guimarães, especialista em urologia, é atualmente presidente do Conselho Regional do Norte da Ordem dos Médicos.

Segundo fonte oficial da candidatura de Jorge Torgal, o candidato pretende promover uma medicina de excelência, investir na formação dos médicos, dignificar as carreiras médicas, intervir nas novas tecnologias de informação e comunicação para as colocar ao serviço da medicina e dos cidadãos, bem como assegurar a independência da Ordem face aos Governos, partidos políticos ou agentes económicos.

Por seu lado, quando anunciou a sua candidatura na sua página do Facebook, Álvaro Beleza disse candidatar-se para modernizar a Ordem, sobretudo tendo em conta “a situação dramática e indigna de muitos [médicos], nomeadamente os mais novos”.

“Faço-o sobretudo pelos mais jovens, que estão pior do que nós quando iniciámos a nossa vida clínica. Acho revoltante e indigno o que se passa”, escreveu.

Já Miguel Guimarães adiantou, na apresentação da sua candidatura, que pretende promover a revisão da carreira médica para voltar a introduzir “a possibilidade de os médicos optarem pela dedicação exclusiva em condições financei