22 Jun, 2017

Curso: O Internista e a Urgência

Nos próximos dias 23 e 24 de junho, realiza-se o curso "O Internista e a Urgência", no Hospital Dr. Nélio Mendonça, no Funchal

O Núcleo de Estudos de Urgência e do Doente Agudo (NEUrgMI) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) dedica-se ao estudo da patologia emergente, urgente e aguda, pretendendo ser um veículo de formação, investigação e desenvolvimento da Medicina Interna em Portugal.

O NEUrgMI, foi criado em Junho de 2014 e desde então tem incluído na sua atividade formativa o curso anual, “O Internista e a urgência”. O curso “O Internista e a urgência” que este ano vai na décima edição, realizando-se na Madeira desde 2007.

Em 2016 foi efetuado em Braga como précurso do 2º Congresso Nacional de urgência e este ano volta a realizar-se na Madeira oferecendo aos Formandos um programa multifacetado, distribuído por três cursos em simultâneo o qual vai ao encontro das necessidades formativas de todos os médicos que prestam cuidados de saúde nos serviços de urgência Portugueses.

SiMI: curso de Simulação clinica em Medicina Interna

TIMIC: Curso de Técnicas Invasivas em Medicina Interna no cadáver

WKs: Workshop – A imagem em Medicina Interna.

Três vertentes formativas do curso

O curso de Simulação clinica em Medicina Interna (SiMI) onde são treinadas de forma simulada, as competências técnicas e não técnicas na abordagem de algumas situações clinicas com que os Internistas se deparam no dia-a-dia quer em ambiente de urgência, quer no internamento.

          – Competências técnicas: Entubação endotraqueal, desfibrilhação, aspiração de secreções, aquisição de acessos endovenosos, VNI etc.
          – Competências não técnicas: Comunicação (Gerir e transmitir de forma clara e concisa a informação a toda a equipa); Liderança e Trabalho em Equipa (Estimular o espirito de Equipa, saber ser Líder, Gerir o Stress e carga de trabalho e Tomada de Decisão).

Metodologia: Método expositivo (Breves apresentações teóricas focadas nos cenários clinico a simular) e Prática de cenários clínicos em manequins de simulação.

– Curso de Técnicas invasivas em Medicina Interna (TIMIC), no qual os formandos têm oportunidade de treinar em cadáver e em manequins, algumas técnicas do domínio e competência do Internista.

No cadáver: – Biópsia hepática, óssea e pleural

Em manequins de acessos (acessos venoso jugular, Subclávia e femoral).

– 3 Work Shops, um sobre Ritmos e 2 sobre “A imagem em  Medicina” (neuroimagem e imagem torácica).

Consulte aqui o programa do curso:

Programa     Programa_2

SPMI/SO/CS

ler mais

RECENTES

ler mais