17 Abr, 2023

Curso Intensivo de Geriatria da IM3M é já este mês

A formação da IM3M, com “foco na componente prática”, terá lugar entre 26 e 29 de abril e destina-se a todos os profissionais que queiram aprofundar conhecimentos sobre a gestão da saúde dos idosos. Joana Barrona, a coordenadora, salienta a importância de se ter em conta as particularidades do idoso, independentemente de se ter ou vir a ter a competência em Geriatria.

“As manifestações clínicas no idoso nem sempre são as mais comuns para determinada patologia e é preciso estar atento”, alerta Joana Barrona, especialista em Medicina Geral e Familiar (MGF) e coordenadora do “Curso Intensivo em Geriatria” da Iniciativa Médica 3M (IM3M). Como “o idoso não é um adulto mais velho”, a médica realça a necessidade de toos os profissionais de saúde terem conhecimentos sobre Geriatria. “Os idosos têm as suas particularidades e numa sociedade cada vez mais envelhecida é preciso ter noção das mesmas para se prestar os melhores cuidados de saúde.”

Esses cuidados envolvem a gestão da doença, mas também a integração de aspetos familiares e socioeconómicos que afetam direta ou indiretamente a saúde. “É sempre fundamental fazer uma avaliação geriátrica global, porque se a pessoa não consegue ter autonomia para fazer a medicação, terei de incluir uma resposta nesse sentido ao elaborar um plano de cuidados.”

Joana Barrona vê assim neste curso a possibilidade de internos de formação específica ou de médicos especialistas, das mais diversas especialidades, terem contacto, nomeadamente, com as cinco síndromes geriátricas: incontinência, instabilidade, iatrogenia, imobilidade e incapacidade cognitiva. “Nem todos têm que ter a competência de Geriatria; mas pelo menos uma formação básica.”

E dá um exemplo: “Na diabetes, os primeiros sintomas poderão ser somente confusão mental e alterações no comportamento.”

No curso irão abordar-se, sobretudo através da apresentação e discussão de casos clínicos, temas como Farmacologia no Envelhecimento, Dor, Anemia, HTA, Hipocoagulação, Diabetes, entre outros.

 

 

SO

Notícia relacionada

Entrevista. “Em 2050, os idosos serão 50% da população, os conhecimentos em Geriatria são mandatórios”

 

Print Friendly, PDF & Email
ler mais
Print Friendly, PDF & Email
ler mais