Consultório

Osteoporose afeta cerca de 10% da população portuguesa

Falámos com o Professor Carlos Vaz, investigador e Consultor em Reumatologia, sobre a osteoporose, uma doença reumática caracterizada pela diminuição e enfraquecimento da massa óssea, resultando no aumento do risco de fratura. Em Portugal, ocorrem cerca de 50 mil fraturas devido à osteoporose, que afeta particularmente as mulheres.

Entrevista à dermatologista Sofia Magina: “O défice de vitamina D é quase uma pandemia”

Numa altura em que aumenta a exposição solar, falámos com a médica Sofia Magina sobre a relação entre a exposição e a produção de vitamina D, uma relação que não é “linear”. A dermatologista do Hospital de São João avisa para os riscos de uma exposição prolongada ao sol e aconselha o consumo de alimentos ricos em vitamina D e a suplementação dos grupos de risco, em particular os bebés e crianças.

Quais as doenças da pele mais frequentes nas crianças?

Dermite Atópica, Verrugas Víricas e Moluscos Contagiosos são as doenças de pele mais comuns nas crianças, segundo a especialista Eduarda Osório Ferreira, membro da Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia, que explica cada uma destas patologias.

Conheça 9 tipos de dores de cabeça

Segundo a Organização Mundial de Saúde, as cefaleias ou dores de cabeça são extremamente comuns. Quase todas as pessoas passam por um episódio de cefaleias pelo menos uma vez na vida. Torna-se, portanto, essencial conhecer e saber identificar as causas e os sintomas, de forma a obter um diagnóstico correto e o tratamento mais adequado.

O que são as Mucopolissacaridoses?

Sílvia Sequeira, Assistente Hospitalar Graduada em Pediatria Médica e responsável da Unidade de Doenças Metabólicas do Hospital de Dona Estefânia, explica em que consistem estas doença do lisossoma – que levam a um aumento do seu volume e alterações da sua função em vários órgãos do corpo, como a pele, os olhos, o coração ou o fígado.

Dia Mundial do Lúpus: o que precisa de saber

Estima-se que entre 15 e 50 pessoas em cada 100 mil sofram de Lúpus, num total de 5 milhões de pessoas em todo o mundo. A propósito do Dia Mundial do Lúpus, que se assinala a 10 de maio, a Sociedade Portuguesa de Reumatologia deixa alguns números e informações úteis sobre esta doença que afeta 10 vezes mais as mulheres.

O que é a Deficiência de Alfa-1 ?

A deficiência de Alfa-1 Antitripsina é uma doença genética que pode causar problemas hepáticos, pulmonares e dermatológicos. Esta quarta-feira, dia 25 de abril, Europa assinala, pela primeira vez, o Dia Europeu de Consciencialização para a doença.

Natação é a modalidade preferencial para doentes com Espondilite Anquilosante

Com o objetivo de sensibilizar a população para uma doença que afeta significativamente a mobilidade, no dia 22 de abril, o programa EA-team organiza um torneio de natação, em que atletas profissionais e doentes com espondilite anquilosante (EA) nadam lado a lado por esta causa. O SaúdeOnline esteve à conversa com o médico reumatologista Filipe Araújo para saber mais sobre esta patologia.