26 Mar, 2021

“Não chegues atrasado ao diagnóstico” das Doenças Inflamatórias do Intestino

Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia lança campanha de sensibilização ao rastreio das Doenças Inflamatórias do Intestino, de forma a permitir um diagnóstico precoce das mesmas.

“Não chegues atrasado ao diagnóstico” é o apelo que a Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia, em parceria com a Associação Portuguesa da Doença Inflamatória do Intestino, Colite Ulcerosa, Doença de Crohn e a Associação CrohnColite Portugal, faz à população com a campanha de sensibilização para as Doenças Inflamatórias do Intestino (DII).

As Doenças Inflamatórias do Intestino são doenças crónicas, sem cura, do tubo digestivo. As mais comuns são a doença de Crohn e a Colite Ulcerosa. Registam baixa mortalidade, mas elevada morbilidade e, por isso, têm um grande impacto na qualidade de vida, já que muitos doentes precisam de hospitalizações e cirurgias. São doenças mediadas pelo sistema imunitário cuja incidência tem vindo a aumentar. Em Portugal afetam cerca de 24 mil pessoas.

Esta iniciativa conjunta, que conta com o apoio da Janssen, companhia farmacêutica do grupo Johnson & Johnson, destina-se aos jovens entre os 20 e 35 anos, faixa etária em que a doença é mais diagnosticada, tendo, por isso, um elevado impacto a nível laboral, pessoal e social.

“Esta iniciativa sublinha a urgência e necessidade da população estar atenta aos sintomas destas doenças. Atualmente registam-se atrasos no diagnóstico de mais de dois anos (tempo entre o início dos sintomas e o diagnóstico) o que impede um tratamento precoce”, esclarece a Professora Marília Cravo, vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia.

A causa destas doenças é ainda desconhecida, mas pensa-se que resulta de uma interação complexa entre predisposição genética, exposição a fatores ambientais e uma flora intestinal alterada da qual resultam alterações inflamatórias crónicas no intestino.

Não existe nenhuma medida preventiva aprovada para as DII mas, promover um estilo de vida saudável e uma dieta equilibrada tem benefícios em todas as esferas da saúde.

 

Notícias relacionadas:

ler mais

RECENTES

ler mais