1 Jun, 2021

Podologistas reforçam a importância de uma avaliação regular aos pés das crianças

A Associação Portuguesa de Podologia afirma que a consulta em idade pediátrica é essencial para assegurar o crescimento saudável das crianças.

A Associação Portuguesa de Podologia (APP) alerta para a necessidade de se avaliar regularmente os pés das crianças, com o propósito de se verificar a presença de deformidades, uma vez que estas podem influenciar negativamente a sua qualidade de vida. A mensagem surge no âmbito do Dia Mundial da Criança, que se celebra hoje (1 de junho).

Segundo reforça a APP, em comunicado, as alterações da postura do pé nas crianças e a verificação de um apoio incorreto, o que pode afetar o seu caminhar, apresentam “consequências no seu desenvolvimento motor, cognitivo, concentração e aprendizagem”.

Do mesmo modo, o diagnóstico de outras situações morfológicas ou funcionais, como o pé plano infantil, ou dermatológicas, como a formação de verrugas plantares podem promover alterações na coluna lombar e motivar a adoção de posições incorretas, resultando no desenvolvimento de escolioses que poderão causar a dor lombar ou cefaleias.

“É essencial estar atento e valorizar os pés das crianças”, salientou o presidente da APP, Manuel Portela. No mesmo sentido, este ressalva a importância de se saberem “quais os cuidados de saúde necessários, o tipo de calçado indicado para cada idade, bem como o tipo de desporto mais benéfico para a melhoria de correções posturais do pé e da coluna”.

Manuel Portela acrescentou, assim, que “a consulta de Podologia Infantil é uma necessidade de Saúde Pública que deve ser vista como uma prioridade de forma a assegurar um crescimento correto do pé e da criança”. Deste modo, “é aconselhável que seja realizada a partir dos três anos de idade”.

ler mais

RECENTES

ler mais