Conselhos para melhorar o sono dos idosos em confinamento
O novo vídeo, divulgado pela NEGERMI, apresenta um conjunto de conselhos para melhorar o sono dos idosos nesta terceira fase do confinamento.
O Núcleo de Estudos de Geriatria (NEGERMI) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) acaba de lançar o segundo vídeo com conselhos práticos para problemas resultantes do confinamento nos idosos. Este novo vídeo apresenta um conjunto de conselhos para melhorar o sono dos idosos nesta fase.
“O confinamento tem tido influência na qualidade de sono dos idosos. Fechados em casa, com baixa exposição solar, isolados e com poucos contactos sociais, muitos idosos além de pouco exercício, passam muito tempo sentados ou deitados, sonolentos, dormitando, retirando ao sono noturno horas de duração e qualidade” afirma o coordenador do NEGERMI, João Gorjão Clara.
O vídeo pretende informar e aconselhar os idosos de como devem proceder para dormirem melhor e com eficácia para que se sintam bem durante o dia e para que se verifique o reforço das defesas imunitárias que um sono reparador confere, o que é de particular importância nos tempos que vivemos.
O primeiro vídeo teve como objetivo ensinar a evitar ou a recuperar a perda de massa muscular nos idosos em virtude da pouca ou reduzida mobilidade provocada pelo confinamento.
O Núcleo de Estudos de Geriatria (NEGERMI) da Sociedade Portuguesa da Medicina Interna (SPMI) centra a sua atuação na formação pós-graduada em Geriatria, dirigida a todos os profissionais de saúde que lidam com doentes idosos, na investigação de âmbito nacional sobre assuntos relacionados com a Geriatria, sendo também objetivo do NEGERMI consciencializar os profissionais de saúde e a comunidade sobre as particularidades clínicas e necessidade de cuidados especiais desta faixa etária.
O NEGERMI estabelece contactos com entidades congéneres de todo o mundo, sendo o representante nacional da EuGMS (European Geriatric Medicine Society) e da Union European Medical Specialists – Geriatric Section (UGMS-GS) Este grupo é constituído por Internistas associados da SPMI.
Notícias relacionadas: