29 Abr, 2021

GESI promove “Guia Prático para a Pessoa Idosa” para auxílio no confinamento

A iniciativa procura oferecer sugestões com o propósito de ajudar a população idosa durante este período.

O Grupo de Estudos de Saúde do Idoso (GESI) criou, em formato vídeo, um “Guia Prático para a Pessoa Idosa” que procura fornecer conselhos no sentido de auxiliarem a população idosa portuguesa no período de confinamento imposto pelas restrições associados à situação pandémica atual.

Uma vez que as pessoas que se encontram em idade mais avançada apresentam certas fragilidades, não só perante esta doença e as limitações por ela impostas, mas também a nível cognitivo e físico, a Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF) ressalta a importância de ajudar os idosos a manterem a sua rotina e a adoção de hábitos saudáveis.

O guia procura reforçar a necessidade de receber informação apenas através de fontes fidedignas e por meio dos profissionais de saúde e relembra que é importante pedir ajuda sempre que esta seja necessária. O facto de ser essencial manter a medicação conforme receitada e procurar estar ativo também são conselhos que compõem o seu conteúdo.

Adicionalmente, várias sugestões práticas para o dia-a-dia são oferecidas, tais como a possibilidade de investirem na aprendizagem de receitas novas, outras línguas ou até trabalhos manuais. Ainda neste âmbito, é sempre reforçada a importância de reservarem um tempo do seu dia para se manterem fisicamente ativos, através de exercício em casa ou o uso de aparelhos, tais como passadeiras elétricas ou bicicletas estáticas.

ler mais

RECENTES

ler mais