9 Mar, 2020

A sul, hospitais de Santarém e Évora também limitam visitas

O Hospital do Espírito Santo de Évora limitou o número de visitas aos doentes internados e de acompanhantes nas urgências e consultas externas. Também em Santarém há restrições.

Em comunicado, o Hospital de Évora indica que, para além do acompanhante, os doentes internados “poderão receber uma visita, durante 30 minutos”, todos os dias entre as 15:00 e as 16:30 e entre as 19:00 e as 20:00.

Segundo a unidade hospitalar, a medida de prevenção aplica-se a quase todos os serviços do hospital, sendo que uma das exceções é o serviço de obstetrícia, onde é permitida a presença do acompanhante, mas não se realizam visitas.

O HESE informou ainda que o acompanhamento de doentes nas consultas externas e no serviço de urgência “deve ser restrito a um único acompanhante” e que as visitas nas urgências só serão permitidas depois “autorizadas pelo médico”.

“É absolutamente proibida a presença de visitas ou acompanhantes que estejam com sintomas gripais”, adiantou a unidade hospitalar.

Já o Hospital Distrital de Santarém implementou temporariamente uma nova regulamentação às visitas dos doentes que ali se encontrem internados, como medida preventiva ao Coronavírus. Segundo avança o jornal regional O Mirante, no internamento de adultos só é permitida a entrada de um acompanhante no período das 12h00 às 20h00 e as nas visitas das 13h00 às 14h00 e das 18h00 às 19h00 só pode entrar uma pessoa. O mesmo se aplica em termos de vistas e nos mesmos horários na unidade de cuidados intensivos.

Na cirurgia de ambulatório pode apenas entrar um acompanhante por utente a ser submetido a cirurgia e no caso de se tratar de idosos é permitido um acompanhante e um na sala de espera no piso 0.

Na maternidade só é permitida a presença de um acompanhante e não são permitidas visitas de crianças, mesmo que sejam irmãos dos recém-nascidos. Nas urgências, o acesso também é muito mais restrito e para doentes internados pode entrar uma pessoa às 18h00. Nos doentes em contexto de urgência o acompanhante pode permanecer junto do doente até à primeira observação médica, tendo depois de ficar na sala de espera do exterior.

TC/SO

Print Friendly, PDF & Email
ler mais
Print Friendly, PDF & Email
ler mais