Tokunbo Soyemi, Director, EMEAC HCV Medical Affairs Gilead Sciences, abriu a sessão com a abordagem da Gilead no apoio à eliminação da Hepatite C. Diz esta responsável que a empresa suporta e faz parcerias com governos, organizações profissionais, grupos de defesa de pacientes ou profissionais de saúde no sentido de, juntos, atingirem as metas da Organização Mundial de Saúde que pretende eliminar este vírus até 2030.

Para além, obviamente, do investimento em investigação, desenvolvimento e inovação que a Gilead faz – não só relativamente à Hepatite C mas a muitas outras patologias – Tokunbo Soyemi salientou também o investimento em ações e programas de prevenção, educação, assim como providenciando suporte financeiro e social à faixa da população atingida pela Hepatite C.

A diretora enfatizou a palavra ‘parceria’, “que está no coração da Gilead”, não só com sociedades científicas e organizações clínicas mas com grupos comunitários e sociedade civil para entender qual o compromisso e como podemos ajudar mais concretamente e eficazmente na prevenção da Hepatite C.

Os presentes na sala foram depois divididos em pequenos grupos que identificaram soluções para potenciais barreiras, assim como o papel da comunidade de redução de danos em geral na eliminação da hepatite C.