3 Abr, 2017

Xarope de ácer pode ajudar a combater bactérias resistentes a antibióticos

Investigação realizada na Universidade de McGill University in Québec, no Canada, liderada por Nathalie Tufenkji, professora assistente, do departamento de engenharia química, mostra que um composto do xarope de ácer pode ajudar a combater as bactérias resistentes aos antibióticos

De acordo com a Instituição Nacional da Saúde, as bactérias resistentes aos antibióticos, também conhecidas como superbugs,, podem constituir um perigo no desenvolvimento de gonorreia, tuberculose e infeções por estafilococos, como resultado da prescrição excessiva ou da utilização abusiva de antibióticos.

Nathalie Tufenkji e a sua equipa analisaram os efeitos do extrato natural proveniente do xarope de ácer sobre a ação terapêutica dos antibióticos.

“A população nativa do Canadá já usa há muito tempo o xaropo de ácer para combater as infeções. Eu sempre me interessei pela ciência que estava por trás destes medicamentos populares”, disse Tufenkji, ao Medical News Today.

O estudo foi apresentado na 253º Reunião Nacional & Exposição, CA, da American Chemical Society’s, em São Francisco, nos Estados Unidos, e sugere que um composto presente no xarope de ácer pode melhorar a ação dos antibióticos e reduzir os seus efeitos secundários.

Os antibióticos são os principais fármacos que ajudam no combate às infeções.

Nos últimos anos têm vindo a perder alguma eficácia mediante algumas bactérias que ao longo do tempo tornam-se resistentes aos mesmos.

MNT/SO/CS

ler mais

RECENTES

ler mais