1 Mar, 2023

Urgência pediátrica de Loures encerrada à noite. Câmara pede reunião ao ministro da Saúde

A urgência pediátrica de Loures passa a encerrar à noite. Ricardo Leão, presidente da Câmara Municipal de Loures, pede reunião urgente ao ministro da Saúde, por não concordar com este fecho “definitivo”.

O presidente da Câmara Municipal de Loures pediu uma reunião urgente ao ministro da Saúde, depois de Manuel Pizarro ter confirmado que a urgência pediátrica do hospital do concelho vai encerrar à noite a partir de quarta-feira, dia 28 de fevereiro.

Em declarações à agência Lusa, Ricardo Leão (PS) discorda do fecho “definitivo” desta urgência e, por isso, pediu uma reunião com caráter de urgência ao ministro com a pasta da Saúde, proposta de encontro que aguarda resposta e que foi estendida aos autarcas de Odivelas, Mafra e Sobral de Monte Agraço, também concelhos servidos pelo Hospital Beatriz Ângelo.

“O que já fiz foi falar com todos os presidentes de câmara e enviei um pedido de reunião” ao ministro, indicou o presidente do município à agência Lusa, apontando para a necessidade de encontrar soluções para os constrangimentos no hospital, que tem também fechado, de forma rotativa com outros serviços no distrito de Lisboa, as urgências de Obstetrícia.

O autarca de Loures disse não ter sido contactado a propósito deste fecho e que soube destas informações “pela comunicação social”.

O ministro da Saúde, Manuel Pizarro, assumiu que a urgência pediátrica do hospital de Loures vai encerrar à noite a partir de quarta-feira, dia 28 de fevereiro.

“É verdade que, no caso do hospital de Loures, o encerramento de uma parte dos serviços vai ocorrer mais cedo, apenas porque não há disponibilidade de profissionais”, admitiu Manuel Pizarro em declarações aos jornalistas no final de uma visita ao serviço de urgência do Hospital Fernando Fonseca, na Amadora.

Segundo uma nota da administração da unidade divulgada hoje à tarde, a Urgência Pediátrica passa a funcionar apenas de segunda a sexta-feira, entre as 09:00 e as 21:00.

“Esta decisão transitória, acordada com a Direção Executiva do SNS e com o Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, decorre da dificuldade de preenchimento das escalas que, até ao momento, não foi possível ultrapassar”, lê-se na mesma informação.

A RTP avançou no domingo, a partir de uma denúncia do Sindicato Independente dos Médicos (SIM), que “a urgência de pediatria do hospital de Loures passa a encerrar já em março durante a noite e aos fins de semana devido à falta de pediatras”, mas, na segunda-feira, o ministro tinha negado esse fecho, enquadrando antes a situação no trabalho em curso para criar um novo modelo de urgências metropolitanas.

Manuel Pizarro anunciou que, na próxima semana, vai ser conhecido o plano para o funcionamento regular das urgências de pediatria de toda a Área Metropolitana de Lisboa, explicando que a população que recorre à urgência pediátrica do Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, deve antes usar os serviços que se mantêm abertos, como os do Hospital de Santa Maria, Hospital Dona Estefânia ou Hospital de São Francisco Xavier, todos em Lisboa.

 

SO/LUSA

Notícia relacionada 

Ministro da Saúde nega fecho de urgências em Loures e Barreiro/Montijo

Print Friendly, PDF & Email
ler mais
Print Friendly, PDF & Email
ler mais