13 Fev, 2020

UpHill lança ferramenta pioneira para uniformizar protocolos clínicos

Startup portuguesa de software hospitalar cria o primeiro modelo de representação de protocolos médicos a nível internacional.

Com o objetivo de facilitar a criação e interpretação de protocolos clínicos e ajudar os médicos a aplicá-los de forma eficaz no seu dia-a-dia, a UpHill lançou um sistema que padroniza o desenvolvimento e apresentação dos mesmos. O modelo, que já está a ser utilizada no Grupo Luz Saúde, fica disponível em regime de open source e pode ser utilizado por qualquer profissional de saúde.

Até hoje não estava disponível uma notação, ou seja, um modelo de representação para os desenvolver e apresentar. “Até agora não existia um padrão para desenhar cada protocolo. Esta diversidade dificulta a análise e interpretação dos protocolos, constituindo, assim, um obstáculo ao trabalho dos profissionais de saúde no momento de os aplicar  É como andar numa autoestrada onde, em cada concelho a sinalética é diferente. A probabilidade de não chegarmos ao local certo, de termos contraordenações ou mesmo acidentes é mais alta”, explica Eduardo Freire Rodrigues.

Para resolver esta lacuna, a UpHill, startup que desenvolve software para análise da qualidade e treino avançado para hospitais, concebeu um modelo e disponibiliza-o agora, de forma gratuita.  Depois de validado, cada algoritmo é colocado na aplicação da UpHill e fica acessível para os profissionais de saúde que o desenvolveram ou para toda a comunidade. A startup criou também um fórum para promover a discussão entre pares e onde os médicos podem contribuir para o desenvolvimento desta notação.

“A qualidade dos cuidados de saúde é uma preocupação do setor e nós, enquanto startup, procuramos ser um agente ativo no desenvolvimento de metodologias e ferramentas para medir e assegurar essa qualidade.  Esperamos que esta notação, a primeira a ser disponibilizada em open source a nível internacional, permita aperfeiçoar os processos de saúde e garantir um alto padrão de qualidade na utilização dos recursos disponíveis”, conclui o cofundador e CEO da  UpHill.

Print Friendly, PDF & Email
ler mais
Print Friendly, PDF & Email
ler mais