Top Health Awards. “O intuito principal é dar visibilidade e estimular boas práticas em saúde”

Até dia 30 de novembro estão abertas as candidaturas aos Top Health Awards. Paula Costa e Cristina Campos, cofundadoras da Associação TOP Health, que promove a iniciativa, falam da importância de se reconhecer os talentos neste setor.

Qual é o objetivo dos Top Health Awards?

Os TOP Health Awards são uma iniciativa que visa premiar as pessoas e instituições que mais se têm destacado, pelo seu impacto, no ecossistema da saúde. Com esta iniciativa, pretendemos impulsionar o talento em saúde e reconhecer pessoas e projetos que contribuam para criar mais valor e resultados em saúde de forma inovadora e colaborativa, com foco na excelência e nos resultados e centrados nas pessoas com doença e nas populações. Trata-se de um movimento com um ciclo de acontecimentos ao longo dos meses (desde a divulgação, passando pelo processo de candidaturas e a seleção dos finalistas, até à cerimónia de entrega de prémios aos vencedores) que visam dar visibilidade a talentos e organizações com propósito e impacto no sector da saúde.

 

Quais são as categorias e porquê estas áreas?

As quatro categorias de prémios centram-se em prioridades estratégicas para a resolução de problemas no sistema de saúde e identificam áreas de oportunidade de melhoria de certa forma consensuais. São quatro as categorias em destaque: Literacia em saúde, Integração de cuidados de saúde, Tecnologia e dados ao serviço dos resultados em saúde e Sustentabilidade social. A “literacia em saúde” e a “integração de cuidados de saúde” são pilares fundamentais para o empoderamento das populações na gestão da saúde e as iniciativas que promovem esta sensibilização e o acesso integrado aos cuidados de saúde com um verdadeiro foco na pessoa visam uma melhor prevenção de doenças e complicações evitáveis, o aumento da eficiência no diagnóstico de doenças, a redução da taxa de subtratamento e, essencialmente, o aumento da qualidade de vida e da sobrevida. Por outro lado, o bom usufruto da “tecnologia e dos dados ao serviço da comunidade”, do doente ou do profissional de saúde permite uma maior eficiência, rigor e qualidade de processos e procedimentos com vista a mais eficácia e melhores resultados em saúde.

Por fim, a “sustentabilidade social” visa sublinhar a importância do acesso inclusivo e equitativo a toda a população aos cuidados de saúde, aos serviços e às terapêuticas inovadoras, como motor de uma sociedade mais sustentável. De uma forma geral, as quatro categorias permitirão ainda identificar e atuar em áreas de oportunidade de redução de desperdício e de custos decorrentes, por exemplo, do diagnóstico tardio ou do incumprimento das terapêuticas. O intuito principal é dar visibilidade e estimular boas práticas e projetos com impacto em saúde que reúnam um ecossistema de interlocutores, em modelo colaborativo e integrativo. Acreditamos que uma atuação real e em escala nestas quatro categorias se pode traduzir num impacto social e económico muito significativo, quer individualmente quer a nível nacional.

“Este é o momento ideal para reconhecer a importância das boas práticas para a promoção de mais inovação com impacto, alicerçados na colaboração entre diferentes áreas e stakeholders”

Estamos numa fase de descrédito relativamente à saúde. Estes Prémios acabam por ser uma forma de mostrar que também há projetos e iniciativas de sucesso na Saúde?

A nossa visão é trazer otimismo à Saúde dos portugueses e dar mais e melhor visibilidade ao talento e aos projetos com impacto em Saúde. No fundo, procuramos contribuir para catalisar uma cultura de reconhecimento e estímulo ao desenvolvimento de talentos e organizações com propósito em saúde. Os últimos tempos vieram mostrar a importância de um ecossistema da saúde forte, sobretudo devido ao dinamismo em torno da gestão da pandemia, reforçando também a notoriedade do sector da saúde. Por outro lado, a iliteracia e a desinformação em saúde, bem como a incerteza e complexidade dos tempos que vivemos são bloqueios a um desenvolvimento sustentável do sector. Este é o momento ideal para reconhecer a importância das boas práticas para a promoção de mais inovação com impacto, alicerçados na colaboração entre diferentes áreas e stakeholders, com o propósito de criação de mais valor em saúde, fazendo face aos desafios que o sector e o país encaram em termos sociais e económicos. Foi assim que nasceu a iniciativa TOP (Talentos e Organizações com Propósito) Health Awards.

“A mensagem é simples: candidatem-se (ou nomeiem potenciais candidatos) para que o propósito e o impacto do vosso trabalho seja reconhecido de forma mais vasta”

Que mensagem gostaria de deixar a quem se queira candidatar?

O sector da saúde tem um forte dinamismo e contribuição para a prevenção da doença, a promoção da saúde e bem-estar da população, assim como para a economia. Este espírito de missão é alimentado por pessoas e organizações com um propósito claro de melhorar a qualidade da vida das pessoas. Este é o momento ideal para reconhecer a importância deste propósito com a partilha das boas práticas e, ao mesmo tempo, reconhecer os talentos que estão por trás destes projetos. A mensagem é simples: candidatem-se (ou nomeiem potenciais candidatos) para que o propósito e o impacto do vosso trabalho seja reconhecido de forma mais vasta e seja um estímulo para a implementação de mais projetos com impacto real. Este é o momento de dar palco aos protagonistas e aos projetos que se traduzem em resultados reais em saúde.

Texto: Maria João Garcia
ler mais

Partilhe nas redes sociais:

ler mais