11 Mai, 2021

SPAIC procura desconstruir mitos sobre a asma

O desafio, lançado aos profissionais, procura esclarecer as crenças perpetuadas sobre esta condição comum e frequente em Portugal.

No âmbito do Dia Mundial da Asma, assinalado no início deste mês, a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC) pretende desvendar vários mitos associados à asma, por meio do lançamento da rubrica #FactCheckSPAIC, onde desafia três profissionais de saúde a esclarecerem a população relativamente às crenças criadas sobre a patologia.

Por meio de vídeos que abordam as conceções mais comuns sobre a doença, os profissionais esclarecem que, ao contrário do que é pensado, quem sofre de asma e controla a sua condição pode fazer exercício, incluindo até desportos de alta competição. Estes ressaltam também a importância de os doentes asmáticos serem vacinados contra a covid-19.

A crença de que a asma é uma doença infantil também é desconstruída, por meio de um destaque oferecido ao facto de que esta patologia pode surgir em qualquer idade, bem como de que não são necessárias altas doses de corticosteroides para o tratamento da mesma.

“Descobrindo os Equívocos sobre a Asma” é, assim, o mote que conduz a iniciativa promovida na página de Facebook da SPAIC e que apela à procura de uma reflexão sobre os conceitos errados que são difundidos a respeito desta doença e que, muitas vezes, impedem os doentes asmáticos de seguirem o tratamento correto para tratar os seus sintomas e a respetiva doença.

ler mais

RECENTES

ler mais