27 Mar, 2024

Sindicato Independente dos Médicos desconvoca greve na Misericórdia de Lisboa

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) decidiu desconvocar a greve marcada para 11 de abril na Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) após a garantia de aumentos salariais de 10% em 2024, com efeitos a janeiro.

A decisão foi tomada após uma reunião negocial entre representantes das estruturas sindicais dos médicos com a provedora da Misericórdia de Lisboa (SCML), a médica Ana Jorge, disse à Lusa a secretária regional de Lisboa e Vale do Tejo do SIM, Maria João Tiago.

Segundo Maria João Tiago, haverá em 2024 e 2025 aumentos salariais para os 168 médicos que trabalham nos serviços e estabelecimentos da SCML, sendo de 10% este ano, com efeitos a janeiro.

O Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS), afeto à Federação Nacional dos Médicos (FNAM), também reagiu e indica que o aumento em 2025 será igualmente de 10%. “Aceitamos que essa atualização fosse distribuída no tempo de forma responsável e justa, com 10% de aumento de imediato e outros 10% em janeiro de 2025”, refere o comunicado, salientando “o compromisso de abertura do concurso para consultor e para assistente graduado sénior”.

Apesar de aceitar a atualização salarial, o SMZS exige que as condições de trabalho dos médicos da SCML sejam idênticas às dos médicos do Serviço Nacional de Saúde.

LUSA

Notícia relacionada

Sindicato Independente dos Médicos considera decisiva reunião com Santa Casa

Print Friendly, PDF & Email
ler mais
Print Friendly, PDF & Email
ler mais