11 Mar, 2020

Santa Maria em alerta. Dois doentes diagnosticados com pneumonia têm, afinal, Covid-19

Hospital descobriu dois casos depois de ter alargado critério do teste (por recomendação da DGS) e tenta conter agora a propagação do vírus.

Dois doentes que estavam internados no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, com diagnóstico de pneumonia estão, afinal, infetados com o novo coronavírus, avança o jornal Expresso.

Os dois casos terão sido descobertos por mero acaso. Em causa estão dois homens, com cerca de 60 anos, cuja pneumonia terá tido origem numa infeção pelo Covid-19.

Foi só na segunda-feira que a Direção-Geral de Saúde emitiu uma recomendação para que passassem a ser testados doentes sem ligação epidemiológica que sejam diagnosticados com infeção respiratória grave, por exemplo pneumonias de causa desconhecida. Até aí só era feito o teste a doentes com sintomas e ligação a regiões afetadas ou a casos já confirmados.

Ora, foi precisamente seguindo esta recomendação que o Centro Hospitalar de Lisboa Norte descobriu estes dois casos, que terão estado em contacto com outros doentes, familiares e profissionais de saúde sem nenhum tipo de proteção especial durante dias.

Os responsáveis hospitalares estão agora a avaliar quem poderá ter tido contacto com estes dois homens de modo a conter a propagação do Covid-19 dentro do hospital de Santa Maria.

 

Já escasseiam luvas e batas

 

Segundo avança o Jornal Económico, citando fonte do hospital, um dos casos está internado há uma semana num quarto com outras três pessoas, tendo algumas delas recebido alta entretanto. O corpo clínico e de enfermagem terá também já sinalizado rutura do stock de materiais de proteção, como luvas ou batas, não existindo sequer perspetiva de esses materiais poderem ser repostos a curto prazo.

Segundo a revista Visão, um doente estave internado há dez dias e outro desde sábado, 7 de março. Porém, só esta quarta-feira foram diagnosticados com o novo coronavírus. Até aqui, estes doentes estiveram internados nas unidades de  Medicina 1 e Medicina 2 — juntamente com outros pacientes — do Santa Maria com sintomas de pneumonia há vários dias, sem terem sido sujeitos a testes de despistagem de Covid-19.

“Este diagnóstico assustador, é muito preocupante. É só a ponta do icebergue”, disse à Visão um médico do Hospital de Santa Maria.  “Basta pensar que um turno de enfermaria a cada três vezes, são mais de trinta turnos de enfermaria em dez dias”, revela. Neste momento, os médicos e enfermeiros dessas unidades estão a ser alvos de testes.

TC/SO

Print Friendly, PDF & Email
ler mais
Print Friendly, PDF & Email
ler mais