Quatro milhões e meio de euros para formar mais de 44 mil profissionais de saúde

A Autoridade de Gestão do Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (PO ISE) vai disponibilizar 4,5 milhões de euros para a formação de profissionais de saúde. A verba está incluída num pacote de 125 milhões de euros, destinados ao setor da saúde até ao final de 2020

O aviso de abertura de candidaturas à tipologia de operações 3.30. – Formação de profissionais do setor da Saúde, publicado a 3 de abril, destina-se à formação de 44 mil 729 participantes, a concluir até 30 de setembro de 2018. As candidaturas deverão ser apresentadas até 3 de maio. A ACSS, como organismo intermédio (OI), é a entidade responsável pela análise e decisão técnica dos projetos.

De forma a preparar e a esclarecer os termos das candidaturas a apresentar, a ACSS e o PO ISE realizam no dia 6 de abril, uma sessão de divulgação onde serão prestadas informações sobre potencialidades, condições de acesso, prioridades, destinatários, beneficiários (entidades coletivas de direito público do Ministério da Saúde), prazos e outros aspetos relacionados com esta operação. A iniciativa, com início às 14H15m, decorrerá no Auditório do INFARMED (Parque de Saúde de Lisboa).

A operação desencadeada pelo PO ISE / ACSS visa o desenvolvimento de competências dos profissionais de saúde, adequadas à modernização do sistema e à diversificação e melhoria da qualidade das respostas dos respetivos serviços.

As preferências formativas centram-se, sobretudo, nos Programas Nacionais de Saúde Prioritários.

A formação de profissionais surge no âmbito da agenda Portugal 2020, resultante do Acordo de Parceria (assinado a 30 de julho de 2014) adotado entre Portugal e a Comissão Europeia, que reúne a atuação dos 5 Fundos Europeus Estruturais e de Investimento – FEDER, Fundo de Coesão, FSE, FEADER e FEAMP – no qual se definem os princípios de programação que consagram a política de desenvolvimento económico, social e territorial, a promover até 2020. Os princípios de programação estão alinhados com o Crescimento Inteligente, Sustentável e Inclusivo, previsto pela Estratégia Europa 2020. A ACSS assume as funções de OI no PO ISE, que abrange as regiões do Norte, Centro e Alentejo.

Comunicado de Imprensa/SO

 

ler mais

RECENTES

ler mais