16 Ago, 2022

Pele de porco ajudou a recuperar a visão a 14 pessoas na Índia e no Irão

Os doentes sofriam de ceratocone, uma patologia que se caracteriza pela danificação da córnea.

Um grupo de pessoas com córneas danificadas recuperaram total ou parcialmente a sua visão com pele de porco, como noticia a Visão Saúde. Dois anos depois da cirurgia, os resultados são positivos e 14 dos 20 pacientes totalmente cegos recuperaram a visão.

Os doentes, do Irão e da Índia, sofriam de ceratocone, uma patologia que se caracteriza pela danificação da córnea, que vai ficando gradualmente mais fina, enquanto se projeta progressivamente para fora.

Os investigadores, da Linköping University e da LinkoCare Life Sciences AB, recorreram a um implante de córnea feito de colágeno de porco. “A bioengenharia de tecidos implantáveis ​​é a chave para lidar com a carga global da cegueira da córnea”, pode ler-se no estudo.

Outra vantagem é a facilidade com que se pode ter acesso ao implante por se tratar de tecido do porco. “Fizemos esforços significativos para garantir que a nossa invenção está amplamente disponível e acessível a todos e não apenas aos ricos”, reforçou Mehrdad Rafat, investigador e empresário para o projeto e desenvolvimento de implantes, em comunicado à imprensa.

Do ponto de vista clínico, as cirurgias não tiveram complicações e o processo de cicatrização foi rápido, bastando um tratamento de oito semanas com colírios imunossupressores para evitar a rejeição do implante.

Apesar dos resultados promissores, a equipa diz que ainda faltam mais estudos para que se possa generalizar esta intervenção.

SO/VISÃO SAÚDE

 

Print Friendly, PDF & Email
ler mais

RECENTES

Print Friendly, PDF & Email
ler mais