Padrões de qualidade na doença intestinal inflamatória
Gastrenterologista e cirurgião Centro Hospitalar Tondela-Viseu

Padrões de qualidade na doença intestinal inflamatória

A DII, como a DC e a CU, afeta cerca de 5 milhões de doentes em todo o mundo e num número significativo de doentes, com impacto dramático na QoL. Sendo uma doença de manifestação muito heterogénea e insidiosa, leva a que o diagnóstico precoce, dependa de um elevado índice de suspeição.

Por outro lado, a terapêutica é regra geral, complexa, requerendo um controlo apertado, profissionais de saúde com elevada experiência e uma abordagem, tendo como princípio, a multidisciplinariedade.

A nossa apresentação, pretende discutir a importância da existência de padrões de qualidade na DII, na perspetiva que a sua prática, possa melhorar os resultados clínicos e funcionais, da terapêutica médico-cirúrgica.

Assim, será discutida a importância e constituição de equipas multidisciplinares e de unidades funcionais, da relevância e do impacto nos resultados do diagnóstico precoce, assim como, das características e experiência de gastrenterologistas e cirurgiões, fundamentais para a abordagem desta entidade tão desafiadora.

Finalmente, os AA, pretendem, à semelhança de outros países, lançar o desafio, de promover um amplo consenso, incluindo profissionais e doentes, para a construção de uma lista de critérios, com o objetivo de obter um conjunto mínimo de standards de controlo de qualidade, cuja implementação na abordagem da DII, se possa traduzir numa melhoria efetiva da QoL, dos doentes.

 

Notícia relacionada

Fissura anal

Print Friendly, PDF & Email
ler mais
Print Friendly, PDF & Email
ler mais