O Laser díodo e o HAL-RAR no tratamento das doenças hemorroidárias
Cirurgião Geral

O Laser díodo e o HAL-RAR no tratamento das doenças hemorroidárias

As doenças benignas no ânus são muito frequentes, manifestam-se em todas as idades, muitas vezes em fases muito activas da vida e impedem uma normal qualidade de vida quotidiana. Quando há queixas na região anal, a primeira opinião, em geral, é: “são hemorroidas”. É errado! Há outras causas e devem ser identificadas antes de qualquer tratamento. Mas quando é, verdadeiramente, doença hemorroidária, então os tratamentos devem ser individualizados e variam para cada caso, podendo ser necessária uma cirurgia.

Porém, vergonha e medo retardam a procura do proctologista, havendo uma ancestral resistência aos tratamentos eficazes e duradoiros, porque está disseminada a ideia de que os tratamentos mais eficientes são muito dolorosos e muito dispendiosos. Há uma atitude relutante que resulta de um “passado negro” em que só havia possibilidade de tratar com medicamentos que ajudavam, mas não curavam, e quanto a cirurgia, esta era agressiva, causadora de sofrimento intenso e obrigava a absentismo prolongado.

Há muito que existem alternativas terapêuticas muito eficientes, com muito boa relação custo/benefício, com muito baixo incómodo e proporcionando uma qualidade de vida de boa memória.

Laserterapia díodo (1)

Dos tratamentos pouco incómodos, realizados em ambulatório, que permitem um regresso rápido a uma vida normal e são eficientes quando indicados adequadamente a cada caso, é de realçar a Laserterapia díodo.

HAL RAR (haemorrhoid artery ligation with recto-anal repair)

Opção técnica muito valiosa no tratamento da doença hemorroidária associada a prolapso mucoso rectal com dificuldade defecatória. Utiliza ultrassons para localizar as artérias hemorroidárias, permitindo interrupções selectivas. Por um lado, reduz a vascularização e, por outro lado, produz a retracção longitudinal do canal anal. Assim, as hemorragias param e a defecação é mais fácil. O incómodo pós-operatório tem características de pressão e a dor é exígua. Tem baixa recorrência.

 

(1) – A laserterapia díodo também é indicada em casos bem seleccionados de doenças como a fístula perineal e o quisto(sinus) pilonidal, com benefícios significativos.

Print Friendly, PDF & Email
ler mais
Print Friendly, PDF & Email
ler mais