17 Ago, 2021

Novo centro de saúde no Cartaxo será financiado pelo PRR

A nova unidade servirá os mais de 15 mil utentes inscritos e promete assegurar melhores condições de trabalho para os profissionais de saúde.

O Cartaxo, no distrito de Santarém, vai ter um novo centro de saúde financiado com verbas do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), anunciou a Câmara Municipal, após uma reunião com a ministra da Saúde, Marta Temido.

Em nota, o presidente da autarquia, Pedro Magalhães Ribeiro, afirmou ter recebido “a garantia de que o Cartaxo vai ter um novo centro de saúde, financiado pelas verbas da chamada ‘bazuca’ europeia” por parte da ministra, o que permitirá servir os mais de 15 mil utentes inscritos.

Em relação à localização da nova unidade de saúde, o edil adiantou que existem duas possibilidades em equação e que se trata de “terrenos do município sem qualquer edificação”. “A próxima diligência é agendar uma reunião com a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) para apresentar essas duas alternativas”, que são as “que se afiguram mais viáveis, tendo em conta a localização na cidade”, declarou.

De acordo com Magalhães Ribeiro, será a ARSLVT a apresentar a estimativa orçamental para a tipologia de serviços da infraestrutura, que vai substituir o atual centro de saúde, com 28 anos. Neste sentido, não existe ainda uma noção do investimento em causa.

Na nota publicada pela autarquia, Marta Temido comentou que o novo centro de saúde “vai assegurar melhores condições, quer de trabalho para os profissionais de saúde, quer de atendimento aos utentes, possibilitando, ainda, um maior número de valências de serviços de saúde”.

A ministra da Saúde sublinhou ainda que a nova infraestrutura “já está inscrita nas prioridades do Governo” e que o “Ministério já deu instruções à ARSLVT para iniciar os trabalhos técnicos, em parceira com os serviços da Câmara Municipal do Cartaxo”.

SO/LUSA

ler mais

RECENTES

ler mais