5 Set, 2022

Monkeypox: Transmissão por via sexual é uma hipótese, indica OMS

A infeção por Monkeypox foi detetada, pela primeira vez, no Reino Unido, em 7 de maio deste ano, tendo já chegado a 99 países.

A presença de fragmentos do vírus Monkeypox (VMPX) no sémen de quatro doentes em Itália e dois na Alemanha alertou a comunidade científica para uma nova via de transmissão: a sexual.

Contudo, ainda são necessários mais estudos para confirmar esta hipótese, segundo o jornal Público. “Pode haver um contributo para a infeção a partir do contacto com sémen, mas não sabemos disso até ao momento”, declarou Rosamund Lewis, epidemiologista e responsável técnica da Organização Mundial da Saúde (OMS) para este vírus.

O maior estudo realizado desde que o vírus foi identificado há 3 meses indicava, em julho, que em 95% dos casos, a principal suspeita de transmissão era o contacto próximo e que ainda não era possível confirmar uma potencial transmissão sexual.

Mas já em agosto um outro trabalho científico levado a cabo pelo instituto italiano Lazzaro Spallanzani conseguiu cultivar o vírus vivo a partir de uma amostra de sémen. De acordo com o artigo publicado na revista científica The Lancet Infectious Diseases, reforçou-se a ideia de que a transmissão sexual “pode ser uma via viável e reconhecida, especialmente no atual surto”.

Para já, a OMS prefere aguardar por mais estudos que comprovem esta possível via de transmissão.

Em Portugal, de acordo com a Direção-Geral da Saúde, os últimos dados (de 1 de setembro) apontavam para 871 casos, mais 25 do que os da semana anterior. É o número mais baixo de casos confirmados em território português desde o final de junho.

O declínio no número de novas infeções é transversal a todos os países europeus, apesar de contrastar com o aumento no continente americano (sobretudo nos EUA e no Brasil).

A região de Lisboa e Vale do Tejo continua a ser a mais afetada, com 78,5% dos casos e até 28 de agosto já tinham sido vacinados 338 contactos de risco.

SO/PÚBLICO

Notícia relacionada

Monkeypox. Espanha altera modo de vacinação perante a escassez de doses

Print Friendly, PDF & Email
ler mais

RECENTES

Print Friendly, PDF & Email
ler mais