13 Abr, 2020

Linha SNS24 atende 99% das chamadas em menos de um minuto

A linha está a dar resposta a 99% das mais de 15 mil chamadas diárias e com tempos de espera de um minuto, adiantou a secretária de Estado da Saúde, Jamila Madeira.

Jamila Madeira referiu-se ainda à capacidade de resposta do Serviço Nacional de Saúde (SNS) no âmbito da pandemia, sublinhando que a realização de testes diária.

“O SNS foi capaz de alargar substancialmente a rede e reforçar a capacidade laboratorial de realização de testes, superando os nove mil testes diários e sempre com fiabilidade e credibilidade indispensáveis à eficácia desta resposta. Sempre, e isso é muito importante sublinhar, com a parceria do setor privado, universidades e setor científico”, disse.

Jamila Madeira deixou um agradecimento a todos os profissionais de saúde do SNS, mas também a empresas, instituições, academia e pessoas individualmente, a quem reconheceu uma “onda socialmente responsável e empreendedora de todos os que “sentindo-se convocados para esta batalha têm dado o melhor de si, têm dito presente”.

Referiu ainda um processo de aprendizagem diário de trabalho em rede no SNS e uma capacidade de adaptação à realidade e de partilha de recursos. “Estas dinâmicas têm sido ganhas neste contexto da pandemia. Estamos portanto a transformar para sempre e melhor o nosso SNS”, disse.

“Muito ainda há a fazer e seguramente sabemos que podemos melhorar. Aqui estamos, todos os dias, para responder por tudo e esclarecer com toda a informação disponível. Enquanto país temos sido capazes de antecipar, agir e reagir respondendo e enfrentando os desafios que se encontram e que foram sendo colocados. Neste período não podemos portanto perder a perspetiva do que já foi possível fazer, com o empenho de tanta gente”, afirmou ainda Jamila Madeira.

SO/LUSA

 

[box] Notícias Relacionadas:

Mais de 4.500 médicos responderam ao apelo para reforçar SNS

“É urgente que estes médicos, que prontamente responderam a este apelo humanista e solidário, tenham uma resposta e que se organizem os serviços”, diz bastonário.

No pico da pandemia, o SNS não vai conseguir responder, alertam Ordens

Três ordens profissionais pedem ao primeiro-ministro um reforço dos meios de proteção individual, sob pena de muitos profissionais ficarem infetados.

Hospitais privados prontos a receber e tratar doentes e aliviar SNS

Hospitais privados dão, assim, cumprimento à norma da DGS para a fase de mitigação da pandemia. Estão também disponíveis para internar outros doentes.

SNS com capacidade para realizar 2.500 testes diários e privados 1.500

“No entanto, existe uma capacidade em stock entre público e privado de cerca de 20 mil testes”, afirmou o secretário de Estado António Sales.

[/box]
ler mais

RECENTES

ler mais