6 Abr, 2021

LEGO Foundation desenvolve programa de aprendizagem para crianças Neuro-Divergentes

Inspirados por várias histórias de crianças autistas e seus pais, a LEGO Foundation juntou-se à Play Included para renovar o programa “Brick-by-brick” e ajudar as crianças e jovens que podem beneficiar de apoio de comunicação social para melhorar o seu bem-estar.

A LEGO Foundation anunciou o seu apoio ao Play Included, uma empresa social baseada no Reino Unido, dedicada a formar professores, psicólogos, terapeutas da fala e da linguagem e outros profissionais para usar a brincadeira com LEGO para fins terapêuticos, como parte do programa Brick-by-brick.

A parceria é baseada na crença partilhada de que todas as crianças devem ter iguais oportunidades na vida para desenvolver as capacidades necessárias para o sucesso no século XXI, como a capacidade de comunicação. A LEGO Foundation e a Play Included reconhecem o valor e os talentos únicos das crianças autistas e querem apoiá-las através desta parceria. Juntas, vão melhorar e expandir o programa Brick-by-Brick, um conceito de aprendizagem através da brincadeira, chegando a mais crianças entre os 5-18 anos que possam dele beneficiar.

O programa Brick-by-Brick junta as crianças através de um interesse partilhado em LEGO, em grupos que as crianças chamam “Brick Club”. No Brick Club trabalham em conjunto para construir modelos LEGO específicos ou criar as suas próprias construções livres em pequenas equipas.

À vez, as crianças vão desempenhando diferentes papéis no processo de construção até o modelo estar completo (por exemplo, os grupos de três são divididos em funções. Um Engenheiro que dá as instruções, um Fornecedor, que encontra as peças necessárias e um Construtor que encaixa as peças).

Uma vez que as crianças autistas necessitam de apoio adicional na comunicação, o programa Brick-by-Brick ajuda-as na interação, através de um objetivo significativo e envolvente, com regras, tarefas e atividades específicas. Ao construir e brincar em conjunto as crianças colaboram, comunicam, negoceiam e resolvem problemas, desenvolvendo amizades e criando oportunidades sociais durante o processo, num ambiente seguro e divertido, guiado por adultos treinados para o efeito.

“Estamos muito felizes por nos juntarmos à LEGO Foundation e temos muitos planos para os próximos anos – um programa Brick-by-Brick renovado, criar uma comunidade e novas ferramentas para analisar o seu progresso, para mencionar apenas algumas. Ao partilhar as boas práticas, estimular a pesquisa e oferecendo recursos e formação de alta qualidade, esperamos ajudar tantas crianças e jovens quantos nos for possível, de uma forma divertida, envolvente e eficiente”, afirma a fundadora e diretora da Play Included, Gina Gomez de la Cuesta.

Ao alavancar as ferramentas e modelos da LEGO Foundation e ao criar atividades com base em estudos e evidências, a parceria visa desenvolver o programa Brick-by-Brick, dando mais ênfase ao conteúdo de aprendizagem baseado na brincadeira.

Também serão levados a cabo estudos para perceber como este conceito pode impactar de forma positiva a vida de crianças com outras condições, como transtorno de défice de atenção e hiperatividade, ansiedade e outros que lidam com situações adversas no seu dia-a-dia.

Serão também feitos estudos sobre o impacto que este novo conceito terá nas crianças que fazem parte do programa. Por último, outro dos objetivos da parceria é estender o programa a mais países, enquanto se aumenta o alcance nos países onde já está presente.

 

Notícias relacionadas:

Print Friendly, PDF & Email
ler mais
Print Friendly, PDF & Email
ler mais