7 Dez, 2016

Investigador cria modelo de ajuda a cuidadores de jovens com doença oncológica

Um investigador da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) desenvolveu um modelo para “ajudar profissionais de saúde a cuidarem melhor de adolescentes com doença oncológica”, anunciou hoje aquele estabelecimento de ensino.

Um investigador da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) desenvolveu um modelo para “ajudar profissionais de saúde a cuidarem melhor de adolescentes com doença oncológica”, anunciou hoje aquele estabelecimento de ensino.

Criada por Manuel Henriques Gameiro, especialista em Enfermagem de Saúde da Criança e do Adolescente e professor daquela escola, a teoria torna “acessível um conjunto de elementos que facilitam a interpretação compreensiva dos adolescentes com cancro hematológico e, por consequência, intervenções mais esclarecidas ao nível dos cuidados”, afirma a ESEnfC.

O modelo teórico “compreensivo das experiências e processos adaptativos dos adolescentes com doença onco-hematológica durante o tratamento” deverá permitir a prestação de cuidados mais adequados aos doentes, prevê a ESEnfC numa nota enviada hoje à agência Lusa.

Fundamentada em dados que tiveram por base 27 testemunhos sobre as experiências de 23 adolescentes com leucemia ou linfoma, a teoria vai facilitar “uma maior compreensão empática dos adolescentes em situação e uma intervenção cuidativa mais esclarecida e efetiva, por parte dos enfermeiros, dos restantes profissionais envolvidos e, igualmente, dos pais”, acredita o investigador.

“Os testemunhos referem-se, sobretudo, às experiências vividas e aos processos de enfrentamento, ajustamento e adaptação à situação de doença e tratamentos”, refere Manuel Gameiro.

“Estes processos são fundamentais para manter a esperança e a disposição para “continuar a lutar” durante o longo e penoso tempo de tratamento”, sublinha o investigador, citado pela ESEnfC.

Cada adolescente experiencia a doença de modo diverso e desenvolve esforços de adaptação próprios e esta estratégia “pode ajudar a fazer previsões, não propriamente sobre a probabilidade estatística das ocorrências e situações”, mas sobre “o seu sentido e possibilidade humana”, sustenta o especialista.

Mas, adverte, é necessário “ter em conta cada ser humano como indivíduo”, isto é, “não dispensa a sua escuta e a interpretação da sua narrativa”.

Há, segundo Manuel Gameiro, “três movimentos adaptativos fundamentais, complementares e interativos” a que os adolescentes recorrem: