21 Set, 2023

IM3M. “Os conhecimentos em Cuidados Paliativos são para todos os profissionais de saúde”

De 6 a 10 de novembro, a Iniciativa Médica 3M (IM3M) organiza um curso intensivo sobre “Medicina Paliativa”. Daniel Canelas, o responsável pela iniciativa faz uma antevisão do que se pode esperar de formação que é para todos.

Qual o objetivo deste curso?

Com o Curso Intensivo em Medicina Paliativa, a Iniciativa Médica 3M pretende proporcionar uma formação que sirva de base para um impulso dos conhecimentos em Cuidados Paliativos. Deverá servir como um investimento nesta área tão necessária da prática clínica de qualquer médico. Trata-se de um curso com 35 horas de formação com avaliação final que irá decorrer entre 6 e 10 de novembro e conta com o patrocínio científico da Ordem dos Médicos, da Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos, da Associação Portuguesa de MGF, da Associação Portuguesa de Medicina Interna, da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Cardíaca Torácica e Vascular e da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra. Os colegas que concluírem com sucesso terão direito ao respetivo certificado de participação com a nota final obtida.

 

A quem se destina?

A todos os profissionais de saúde sem exceção de local de trabalho, hospital, centro de saúde ou clínica, do público ao privado, do internamento ao ambulatório, das especialidades mais generalistas às mais específicas. Temos contado nos nossos cursos com colegas das mais variadas especialidades e nível formativo, desde alunos de Medicina, internos de formação comum, internos de especialidade e especialistas.

“Aprenderemos a identificar sinais e sintomas de Situação de Últimos Dias (SUD) de vida e haverá uma partilha de casos clínicos”

Em termos de temáticas, quais vão ser abordadas?

Temos um programa muito abrangente, onde iremos falar sobre a filosofia e os princípios dos cuidados paliativos, controlo de sintomas, onde iremos aprender a atuar perante os principais sintomas dos doentes: gastrointestinais (soluços, náuseas, vómitos, obstipação, síndrome anorexia-caquexia/astenia e oclusão intestinal), respiratórios (tosse, dispneia, sufocação, hemoptises) e neuropsíquicos (ansiedade, depressão, delirium). Teremos uma sessão de 4 horas apenas com casos clínicos de controlo sintomático, para sistematizar a abordagem terapêutica destes sintomas em doentes em cuidados paliativos, desde doentes oncológicos passando por doentes com doenças neurodegenerativas e doentes com insuficiências de órgão.

Falaremos da conferência familiar, os cuidadores e o luto e a avaliação clínica e comunicação de más notícias com a familiarização de escalas de avaliação funcional utilizadas para diferenciar a necessidade de cuidados. Focaremos as particularidades do tratamento da dor em Cuidados Paliativos, com múltiplas abordagens de casos clínicos de doentes com dor oncológica e não oncológica em doentes com necessidade de abordagem paliativa básica, intermédia ou avançada. Aprenderemos a identificar sinais e sintomas de Situação de Últimos Dias (SUD) de vida e haverá uma partilha de casos clínicos que exemplificam as situações mais frequentes com necessidade de atuação urgente em doentes com necessidades de cuidados paliativos. Teremos também sessões muito pertinentes do âmbito da Enfermagem, sobre feridas malignas e cuidados à cavidade oral. Por último, mas não menos importante, falaremos sobre adaptação e desprescrição de fármacos com uma abordagem personalizada do doente e dos seus problemas adequando a prescrição à sua condição atual.

“Estes doentes necessitam de cuidados dirigidos desde o dia do diagnóstico ao nascimento, na infância, vida adulta e até ao fim de vida do doente”

Mesmo não se sendo paliativista, é importante ter conhecimentos nesta área?

Os conhecimentos em Cuidados Paliativos são para todos os profissionais de saúde que contactem com doentes diagnosticados com doenças crónicas que causem sofrimento ou sejam potencialmente incuráveis. Estes doentes necessitam de cuidados dirigidos desde o dia do diagnóstico, que pode acontecer ao nascimento, na infância, vida adulta e até ao fim de vida do doente. Os Cuidados Paliativos estendem-se também à própria família na vivência da dolência do doente e prolongam-se para além da morte, abordando também o luto da família.

 

Que mensagem gostaria de deixar a quem se quiser inscrever?

Dada a experiência e feedback positivo relativos às edições anteriores, temos a convicção de que será um curso prático e interativo, dirigido à prática clínica. Espero que confiem na qualidade das nossas formações, que tentam acima de tudo ser práticas e alinhadas na nossa atividade clínica do dia a dia. Pretendemos que haja muita discussão e partilha entre os colegas e que este curso seja o ponto de partida para fomentar o interesse e a dedicação a esta área de cuidados. Finalizo a indicar que as inscrições se encontram abertas e já temos poucas vagas, pelo que poderá realizar a sua inscrição através https://im3m.pt/curso-intensivo-em-medicina-paliativa-2023/

MJG

Notícia relacionada

Faltam unidades e profissionais em Cuidados Paliativos

Print Friendly, PDF & Email
ler mais
Print Friendly, PDF & Email
ler mais