21 Abr, 2017

I Congresso de Investigação em Medicina das Escolas Médicas Portuguesas

Nos próximos dias 28 e 29 de abril será realizada a primeira edição de um Congresso em Investigação, na Universidade de Coimbra, organizado por várias escolas, no âmbito da formação pré e pós-graduada dos futuros profissionais de saúde, que conta com a presença do Presidente da República

O Conselho das Escolas Médicas dará início a um Congresso em Investigação anual a organizar, alternadamente, por cada uma das Escolas que o integram, com o objetivo de refletir sobre diversos aspectos relacionados com a investigação, nomeadamente, sobre a sua relevância na formação pré e pós-graduada, o impacto no desempenho clínico, as oportunidades de financiamento, a importância da interdisciplinaridade, os condicionalismos éticos e legais, etc.

A sessão solene, que se realiza no dia 28, pelas 11h00, no auditório da Subunidade 3, será presidida pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Participam igualmente na sessão o Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, o Secretário de Estado da Saúde, Manuel Delgado, e o Reitor da UC, João Gabriel Silva, bem como os diretores de todas as Escolas Médicas do país, entre outras personalidades, também ligadas a instituições que promovem e apoiam atividades de investigação na área da saúde.

Enquanto, para Duarte Nuno Vieira, Diretor da Faculdade de Medicina da UC, este congresso “permitirá o debate conjunto sobre uma área da maior relevância no âmbito dos diferentes domínios de intervenção das Faculdades de Medicina, a da investigação médica”, salientando ainda que “a investigação constitui uma área essencial para a formação dos futuros profissionais de saúde e para a própria qualidade dos cuidados de saúde prestados”.

O programa do 1º Congresso de Investigação em Medicina das Escolas Médicas Portuguesas, aborda um conjunto de temas transversais da maior relevância e equidade e que interessam a todos, quando directa e indirectamente participam na actvidade docente e de investigação em Medicina.

O mesmo tem como temas em destaque na área da investigação no decurso da carreira médica, a investigação em Telesaúde e Dispositivos Médicos; Estratégias de apoio à investigação biomédica; Estratégias de apoio à internacionalização da investigação clínica portuguesa; Um grande projeto de investigação interinstitucional; Impacto do treino de investigação no desempenho clínico.

Ao longo do programa também serão apresentados trabalhos de investigação por alunos de algumas escolas integradas no conselho.

Sob a égide do Conselho das Escolas Médicas, o congresso reúne professores, investigadores e alunos das várias Faculdades de Medicina do país. O objetivo é debater a importância da investigação no contexto da formação pré e pós graduada e no decurso da atividade clínica assistencial de um médico, incluindo problemas, desafios e oportunidades que se deparam aos alunos e profissionais de saúde que pretendem desenvolver uma carreira de investigação de excelência.

[button link=”https://www.uc.pt/fmuc/congressoinvestigacao/inscricoes” type=”big” newwindow=”yes”] Inscreva-se aqui[/button]            [button link=”https://www.uc.pt/fmuc/congressoinvestigacao/programa” type=”big” newwindow=”yes”] Consulte o programa[/button]

logo-uc

UC/SO/CS

ler mais

RECENTES

ler mais