7 Mai, 2024

Governo vai apoiar reconstrução do Hospital de Ponta Delgada

O Governo vai apoiar a reconstrução do Hospital de Ponta Delgada, nos Açores, que sofreu um incêndio no sábado, anunciou a ministra da Saúde, Ana Paula Martins, após uma visita ao local.

“Estamos aqui porque somos Portugal. E os portugueses que vivem na Região Autónoma dos Açores têm que ter respostas. Vão ter essas respostas. E o Serviço Nacional de Saúde, do qual o Serviço Regional de Saúde faz parte, tem que olhar agora para esse momento, que nenhum de nós esperava, como um momento de planear o futuro”, disse a governante aos jornalistas.

A ministra foi acompanhada pelo presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, na visita à maior unidade de saúde do arquipélago.

Ana Paula Martins sublinhou que a reconstrução do Hospital do Divino Espírito Santo (HDES), que ainda não tem previsão para retomar o seu normal funcionamento, deve ser pensada na perspetiva de um investimento que torne a infraestrutura numa unidade “diferenciada”, com uma resposta “digital” e “transformacional”.

De acordo com o presidente do Governo Regional, sabe-se também que as Forças Armadas vão instalar um hospital de campanha no espaço do Hospital de Ponta Delgada. “Tive oportunidade de falar com o senhor ministro da Defesa Nacional que tomou a iniciativa de me contactar para disponibilizar, da parte das Forças Armadas, um hospital de campanha que possa ser aqui já instalado para dar a resposta possível nas próprias instalações deste Hospital”, afirmou.

O chefe do executivo açoriano adiantou que o conselho de administração do Hospital de Ponta Delgada vai fazer um “levantamento das necessidades” para que seja instalado o hospital de campanha. Segundo José Manuel Bolieiro, o incêndio afetou sobretudo “o funcionamento seguro que o hospital deve ter para tratar os seus doentes”.

O incêndio, que deflagrou no Hospital de Ponta Delgada pelas 9h40 locais de sábado, 10h40 em Lisboa, obrigou à transferência de todos os doentes que estavam internados.

 

CG/LUSA

Notícia relacionada

Doentes transferidos dos Açores para a Madeira após incêndio estão instalados e estáveis

Print Friendly, PDF & Email
ler mais
Print Friendly, PDF & Email
ler mais