24 Ago, 2022

Foram relatados mais de 100 casos de ‘gripe do tomate’ na Índia

As autoridades de saúde indianas estão a investigar a origem deste vírus que tem afetado crianças ente um e 5 anos.

Na Índia foram detetados mais de uma centena de casos de ‘gripe do tomate’ ou ‘febre do tomate’ em crianças com menos de 5 anos, de acordo com a revista Lancet.

A infeção surge com bolhas que se assemelham a tomates, febre alta, erupções cutâneas e dor intensa nas articulações. Estas manifestações clínicas confundem-se facilmente com a síndrome mão-pé-boca, que é causada pelo vírus coxsackie. Acredita-se, para já, que possa ser uma variante deste vírus, mas ainda não há certezas.

Está também a ser investigada uma possível relação aos vírus Chikungunya e dengue, já que grande parte das crianças haviam tido este tipo de infeções antes da ‘gripe do tomate’.

O primeiro caso foi detetado em Kerala, tendo-se expandido a outras regiões da Índia. Apesar de ser ainda uma doença endémica e não letal, é muito contagiosa e pode também vir a afetar adultos, sobretudo imunodeprimidos. As autoridades indianas pedem assim aos infetados que fiquem em isolamento até sete dias a contar a partir do início dos sintomas, quer para casos confirmados como suspeitos.

SO

Print Friendly, PDF & Email
ler mais

RECENTES

Print Friendly, PDF & Email
ler mais