10 Nov, 2016

Especialistas europeus em cardiologia de intervenção estrutural em formação em Coimbra

O Serviço de Cardiologia-B do Hospital Geral do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) organiza hoje um curso de formação internacional dedicado à cardiologia de intervenção estrutural, anunciou hoje o responsável daquela unidade

“A formação vai incidir na ecocardiografia intracardíaca que possibilita um exame cardiológico sem anestesiar o doente e apoiar intervenções estruturais, como o encerramento do apêndice auricular esquerdo, onde é frequente a formação de coágulos causadores de Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC)”, explicou o diretor, Lino Gonçalves.

Segundo o clínico, trata-se de uma técnica não invasiva, que permite fazer chegar uma sonda até dentro do coração, através de uma veia periférica, sem desconforto para o paciente, e recolher imagens de alta qualidade para os diagnósticos médicos e intervenções cirúrgicas.

Anteriormente, de acordo com Lino Gonçalves, era usada uma sonda que descia pelo esófago, que obrigava a procedimentos médicos complicados, e a anestesiar o doente.

A ecocardiografia intracardíaca é usada há vários anos pelo CHUC e suscitou grande interesse internacional, pelo que o curso conta com oito cardiologistas europeus (quatro franceses, dois austríacos e dois polacos) e três portugueses.

“Os cardiologistas europeus sabem da nossa atividade nesta área e vêm ver como fazemos para levar a experiência para os seus países”, salientou Lino Gonçalves.

O CHUC é um centro de referência nacional nesta área específica pelo que, acrescenta o diretor de serviço de Cardiologia-B do Hospital Geral, o curso se insere no processo de internacionalização em curso.

ler mais

RECENTES

ler mais