Enfermeiros de Lisboa Norte em protesto amanhã

Os enfermeiros dos Centros de Saúde (ACES) Lisboa Norte vão fazer greve amanhã para reivindicar a admissão de mais profissionais, seguindo-se dois meses de paralisação aos fins-de-semana e feriados

A ação de protesto é organizada pelo Sindicato de Enfermeiros Portugueses (SEP) e vai decorrer em frente ao centro de saúde de Sete Rios, em Lisboa, a partir das 10:30. A organização espera uma “grande adesão”.

Isabel Barbosa, coordenadora de Lisboa do SEP, explicou que a concentração e a greve de dois é justificada pela “grave carência” de enfermeiros nos centros de saúde de Lisboa Norte, que tem originado “enormes problemas na qualidade do atendimento” e na “vida” destes profissionais de saúde.

“Esta carência tem trazido consequências diretas para a população, nomeadamente a suspensão de programas como a diabetes, a unidade móvel ou a consulta domiciliária a recém-nascidos”, apontou.

Isabel Barbosa referiu que a falta de enfermeiros tem dado origem, ainda, a “redução do horário de atendimento das consultas, a dificuldade de constituir equipas de cuidados continuados integrados e também a necessidade de realizar mais trabalho complementar”, aos sábados, domingos e feriados.

“É preciso uma resposta do Ministério da Saúde, que diversas vezes tem dito que os cuidados de saúde primários são uma prioridade e que tenta avançar com os cuidados paliativos e outros programas, mas não dá resposta à contratação”, atestou.

A partir da concentração de amanhã, os enfermeiros do ACES Lisboa Norte vão realizar dois meses de greve aos fins-de-semana e feriados.

Atualmente, existem 352 mil utentes inscritos para um total de 126 enfermeiros, no ACES Lisboa Norte.

De acordo com a coordenadora de Lisboa do SEP, seriam necessários, “pelo menos, mais 90 enfermeiros” para “dar resposta às reais necessidades dos utentes”.

O SEP também já anunciou que irá marcar uma greve nacional nos dias 30 e 31 de março.

Entretanto, o Bloco de Esquerda questionou na ontem o Governo sobre quando serão contratados os profissionais em falta para o ACES Lisboa Norte e quando será aberto o recrutamento excecional de enfermeiros previsto no Orçamento de Estado 2017.

LUSA/SO

 

Msd - banner_final

ler mais

RECENTES

ler mais