Endocrinologia Pediátrica – Avanço e Atraso Pubertário
Assistente Hospitalar de Pediatria Consulta de Diabetes e Patologia Endócrina Coordenação Urgência Pediátrica Formador SAV Pediátrico Centro Hospitalar Tâmega e Sousa

Endocrinologia Pediátrica – Avanço e Atraso Pubertário

A puberdade constitui o conjunto de alterações físicas que culminam na maturidade sexual, que decorrem durante a adolescência. Incluem o crescimento até à estatura final do adulto e desenvolvimento dos caracteres sexuais secundários, bem como alterações na composição corporal, a aquisição de fertilidade e alterações na maioria dos sistemas, como cardiovasculares e cerebrais.

Os marcos de início de puberdade são no sexo feminino a telarca (surgimento do botão mamário) e no sexo masculino o crescimento testicular (> 4 mL).

As suspeitas de puberdade precoce ou tardia são das situações mais frequentes de pedidos de consulta de endocrinologia pediátrica.

A puberdade precoce (início antes dos 8 anos no sexo feminino e 9 anos no sexo masculino) é mais frequente no sexo feminino e tem habitualmente apresentação familiar. O atraso pubertário (ausência de caracteres sexuais secundários aos 13 anos no sexo feminino e 14 anos sexo masculino) ocorre em 5% da população aparentemente saudável. É mais comum nos rapazes e a causa mais comum é o Atraso Constitucional do Crescimento e Maturação.

Qualquer uma das alterações suprarreferidas pode ou não ser patológica, mas está na maioria das vezes associada a problemas psicossociais, de que são exemplo alterações da imagem corporal, da autoestima e uma preocupação importante com a estatura final.

Portanto, é necessária uma investigação diagnóstica em consulta de endocrinologia pediátrica para desmistificar caso se trate apenas de uma variante do normal ou então identificar a patologia para adequar o tratamento mais precocemente possível.

Print Friendly, PDF & Email
ler mais
Print Friendly, PDF & Email
ler mais