Curso de AVC para profissionais de saúde dedicado à fase aguda
O congresso anual da Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral (SPAVC) integra um curso pós-congresso que este ano tem como tema a fase aguda do AVC. As inscrições estão abertas a todos os profissionais de saúde
Conforme explicam os coordenadores do Curso, Dr. Miguel Rodrigues e Dr.ª Carla Ferreira, “a fase aguda do AVC determina a capacidade de recuperação e reintegração na vida ativa”.
Nos últimos 25 anos, a grande melhoria na mortalidade e dependência dos doentes com AVC, deveu-se, entre outros fatores, a atitudes desencadeadas na fase aguda: o internamento em Unidades de AVC e as técnicas de reperfusão no AVC isquémico.
“É, fundamental continuar a formar os profissionais de saúde no que sabemos que funciona e incentivar investigação permanente nesta área, para assim facilitar todo o trabalho de reabilitação e de prevenção secundária, que se irá prolongar”, alertam os especialistas de Neurologia.
No final do curso espera-se que os presentes tenham uma visão focada no AVC agudo que lhes permita, nos seus vários locais de trabalho, contribuir para o tratamento adequado e célere desta patologia, sublinham os especialistas. “Esperamos, assim, fomentar o desenvolvimento dos cuidados de fase aguda no AVC, uma das missões da SPAVC”.
Os coordenadores do Curso, em nome da SPAVC, deixam o convite para participação a “todas as pessoas interessadas em cuidar dos doentes nesta fase, independentemente da categoria profissional, especialidade médica ou ano de formação específica”.
MM