Associação Internacional de Adoçantes e grupo francês de doentes obesos unidos contra a obesidade

Associação Internacional de Adoçantes (ISA) associa-se à campanha “Combater a Obesidade Juntos” com vídeos de sensibilização sobre o tema

Sabia que com a ajuda de amigos ou familiares a perda de peso é uma batalha mais fácil de ganhar? Ou que numa dieta equilibrada não há lugar para a privação?

Dicas como estas, factos e respostas a perguntas sobre a obesidade compõem os dois vídeos de animação em português, que visam aumentar a consciencialização para este problema crescente de saúde pública.

Divulgados no âmbito da campanha “Combater a Obesidade Juntos”, são uma iniciativa da Associação Internacional de Adoçantes (ISA), que se associa ao Collectif National des Associations d’Obèses (CNAO, uma associação francesa de doentes obesos) no apoio ao Dia Europeu da Obesidade, que se celebra a 20 de maio. Até porque a obesidade é já considerada uma epidemia, com as estatísticas mais recentes a confirmarem, também por cá, a necessidade de se unirem os esforços na luta contra a obesidade, uma guerra que deve ser global.

De um lado a elevada ingestão calórica; do outro a vida sedentária. Unidos, estes dois fatores favorecem o desequilíbrio energético, criando terreno fértil para o crescimento dos números da obesidade. Aqui, dar pequenos passos na direção de um peso corporal mais saudável é o melhor caminho, sendo a prevenção o tratamento mais eficaz, traduzido numa maior atenção à dieta, que deve ser saudável e equilibrada, e na realização de uma atividade física moderada ao longo do dia.

Saiba mais sobre como adotar uma dieta e um estilo de vida saudáveis através deste vídeo animado de apoio da ISA ao Dia Europeu da Obesidade.

Saiba porque é que tão importante optar por uma dieta e um estilo de vida saudáveis e como pode continuar a desfrutar do prazer de comer através deste vídeo animado de apoio da ISA ao Dia Europeu da Obesidade.

Podem os adoçantes baixo teor calórico ter um papel na prevenção e gestão da obesidade?

Trocas inteligentes, como a substituição dos alimentos e bebidas açucaradas pelos seus equivalentes com adoçantes baixos em calorias, podem ajudar a reduzir a ingestão global de açúcar e de calorias, sem perder de vista o sabor e, desta forma, permitir que cada um mantenha o prazer de comer e beber sem afastar o sabor doce da dieta.

Do lado da ciência, são várias as evidências que confirmam que, quando usados em vez do açúcar e como parte de uma dieta saudável e equilibrada, os adoçantes de baixas calorias podem também fazer parte de uma estratégia dietética útil para quem quer perder peso ou manter um peso corporal saudável.

As conclusões dos estudos mais recentes sobre os efeitos dos adoçantes de baixo teor calórico na ingestão energética, no comportamento alimentar e na gestão do peso, assim como os fatores psicológicos que influenciam a sua utilização, vão ser discutidos por peritos de renome mundial no simpósio ISA no Porto, no âmbito do 24.º Congresso Europeu da Obesidade, que irá decorrer de 17 a 20 de maio, organizado pela Associação Europeia para o Estudo da Obesidade (EASO). Algumas conclusões do estudo serão publicadas no nosso site.

Comunicado de Imprensa/SO/CS

ler mais

RECENTES

ler mais