7 Out, 2023

APCP exige dados concretos sobre o estado dos cuidados paliativos em Portugal

Devido ao facto de a APCP continuar sem "receber qualquer resposta por parte do Governo", mesmo após ter solicitado os dados do relatório de execução relativo ao Plano Estratégico de Desenvolvimento para os Cuidados Paliativos 2021-2022, a associação volta a salientar as suas preocupações.

No âmbito dos 44 anos do Serviço Nacional de Saúde, a Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos (APCP) esteve presente na reunião convocada pelo Ministério da Saúde, no dia 16 de setembro, no Hospital Pediátrico de Coimbra. Estiveram ainda presentes o ministro da saúde, bem como o diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Segundo comunicado divulgado pela APCP,  a associação solicitou à Comissão Nacional de Cuidados Paliativos os dados do relatório de execução relativo ao Plano Estratégico de Desenvolvimento para os Cuidados Paliativos 2021-2022 já a 19 de abril deste ano, mas “sem qualquer resposta até à data”. E acrescenta: “tendo conhecimento da profunda escassez de recursos nas equipas intra-hospitalares e domiciliárias de Cuidados Paliativos e Cuidados Paliativos Pediátricos, a APCP continua a mostrar profunda preocupação por não receber qualquer resposta por parte do Governo”.

Por esse motivo, a APCP volta a reforçar as suas principais preocupações quanto ao atual estado dos cuidados paliativos em Portugal, mais concretamente no que diz respeito à “falta de acesso a cuidados paliativos especializados pela maioria dos portugueses com doença avançada ou progressiva; escassez de recursos humanos (…); e escassez de cobertura de equipas comunitárias e domiciliárias de suporte (…), com consequente rebate no aumento de consumo de recursos hospitalares”, escreve a associação.

A APCP garante ainda que irá manter a sua posição de defesa “por mais e melhores condições de trabalho para todas as equipas que representa, com consequente melhoria da prestação de cuidados e da qualidade de vida dos doentes e suas famílias”.

CG

Notícia relacionada

IM3M. “Os conhecimentos em Cuidados Paliativos são para todos os profissionais de saúde”

Print Friendly, PDF & Email
ler mais
Print Friendly, PDF & Email
ler mais