31 Jan, 2017

Alfândega da Fé integrada na rede de paliativos do Nordeste Transmontano

A unidade que há dois anos presta apoio a doentes […]

A unidade que há dois anos presta apoio a doentes terminais em Alfândega da Fé foi integrada na rede de Cuidados Paliativos Domiciliários do Serviço Nacional de Saúde (SNS) do Nordeste Transmontano, divulgaram os responsáveis de saúde locais.

A unidade foi constituída em janeiro de 2015 por iniciativa da Liga de Amigos do Centro de Saúde de Alfândega da Fé, em parceria com a Câmara Municipal, e apoiou em dois anos mais de 40 famílias em mais de 1.300, neste concelho do distrito de Bragança.

Este projeto passa agora a integrar o Departamento de Cuidados Paliativos da Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste, através de um protocolo celebrado entre as diferentes entidades envolvidas.

Alargar o apoio a um maior número de doentes e suas famílias é o propósito desta parceria, assegurando “atendimento integrado e multidisciplinar” no domicílio a doentes com doenças terminais, numa ótica de partilha de responsabilidades entre as três entidades”, divulgou o Gabinete de Comunicação da ULS do Nordeste.

À entidade responsável por todos os serviços de saúde públicos na região compete neste projeto “a coordenação clínica, disponibilização de serviços médicos e gestão da informação clínica, disposição do material logístico de consumo clínico e não clínico, apoio de consultoria aos médicos que realizam domicílios, bem como a disponibilização de formação em cuidados paliativos aos profissionais e cuidadores”. A ULS do Nordeste disponibilizará um gabinete para este projeto no Centro de Saúde de Alfândega da Fé.

O apoio financeiro anual do projeto será suportado pelo município de Alfândega da Fé, que disponibiliza ainda uma viatura e assegura as despesas de manutenção com os meios de transporte alocados e proporciona meios para a formação de profissionais e cuidadores.

A Liga dos Amigos do Centro de Saúde disponibiliza um psicólogo, assistente social, fisioterapeuta e serviços de enfermagem.

“Desta forma pretende-se prestar cuidados de proximidade a um maior número de doentes e suas famílias, tendo em vista a melhoria da sua qualidade de vida”, indicam os responsáveis.

Através desta parceria agora formalizada e da integração na rede do SNS “é assegurada a continuidade” da Unidade Domiciliária de Cuidados Paliativos de Alfândega da Fé (UDCP-AF).

O Departamento de Cuidados Paliativos da ULS do Nordeste integra as Unidades Domiciliárias de Paliativos da Terra Fria, que serve os concelhos de Bragança, Macedo de Cavaleiros e Vinhais, do Planalto Mirandês, que serve os concelhos de Vimioso, Mogadouro e Miranda do Douro, e agora de Alfândega da Fé.

Fazem também parte deste Departamento a Unidade de Cuidados Paliativos com internamento, no Hospital de Macedo de Cavaleiros, bem como as Equipas Intra-Hospitalares de Suporte em Cuidados Paliativos existentes nos hospitais de Bragança, Macedo de Cavaleiros e Mirandela.

ler mais

RECENTES

ler mais