Administração prepara ampliação da urgência do Hospital de Penafiel

O Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) está a preparar a ampliação do serviço de Urgência Geral e de Obstetrícia do Hospital Padre Américo, em Penafiel, avançou hoje à Lusa fonte hospitalar

É propósito da administração do CHTS lançar concurso para a obra até ao final de 2017, perspetivando-se um investimento de cerca de dois milhões de euros.

Fonte do centro hospitalar assinalou que a intervenção está a ser preparada e procurará “criar mais e melhores condições aos profissionais e utentes, humanizando e melhorando os cuidados de saúde prestados à população”.

A Urgência do CHTS é atualmente a segunda maior do Norte e a quarta do país, com uma área de influência superior a meio milhão de pessoas, segundo dados fornecidos pelo centro hospitalar.

A intervenção estender-se-á à urgência de obstetrícia, o que permitirá aos pais assistir às cesarianas.

Atualmente, os pais podem acompanhar os nascimentos em situações de parto normal.

O novo plano para a urgência de Penafiel prevê um crescimento do espaço físico que pode chegar aos 1.000 metros quadrados.

A ampliação hoje anunciada será a segunda realizada no Hospital Padre Américo, em Penafiel.

Em dezembro de 2012, entrou em funcionamento o novo serviço de urgência de adultos. A ampliação representou um investimento de quatro milhões de euros e correspondeu ao aumento da procura que se verificava. Os trabalhos de ampliação da urgência da unidade de Penafiel permitiram duplicar a área afeta ao serviço de urgência.

Em 2013, ficou concluída a ampliação da urgência pediátrica, também em Penafiel.

Para a unidade de Amarante, anuncia-se que será preparado um novo plano para potenciar a capacidade instalada.

ler mais

RECENTES

ler mais