IGAS deteta falhas no CODU do INEM mas descarta ligação direta a morte em Matosinhos
A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) concluiu que houve falhas no atendimento de chamadas pelos Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) durante uma greve do INEM, mas não estabeleceu relação causal entre esses atrasos e a morte de um idoso de 95 anos em Matosinhos.

A IGAS detetou falhas no funcionamento dos CODU do INEM no dia 4 de novembro de 2024, quando morreu um idoso em Matosinhos, mas afastou uma ligação direta entre os atrasos no atendimento e o desfecho fatal.
De acordo com o inquérito, o CODU não atendeu as chamadas de pedido de auxílio nem devolveu a chamada perdida, o que atrasou a chegada de socorro. Contudo, os peritos médicos sublinharam que, em casos de paragem cardíaca em doentes com mais de 90 anos, a taxa de sobrevivência é muito reduzida, pelo que o resultado seria “provavelmente semelhante mesmo em condições otimizadas”.
O relatório, aprovado a 11 de agosto, foi enviado ao Conselho Diretivo do INEM, à Unidade Local de Saúde de Matosinhos, ao Ministério Público e ao gabinete da ministra da Saúde.
No dia da ocorrência coincidiram duas greves: a paralisação na Função Pública e a greve às horas extraordinárias dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (TEPH), que agravaram os atrasos no atendimento. Segundo dados anteriores da IGAS, nesse dia mais de metade das chamadas para o INEM ficou sem resposta, com apenas 2.510 atendidas em 7.326.
O caso integra um conjunto de 12 mortes analisadas em relatórios autónomos pela IGAS. Este é já o 11.º processo concluído, sendo que em dois deles ficou estabelecida a relação entre o atraso no socorro e o óbito.
LUSA/SO
Notícia relacionada
NOTÍCIAS RECENTES
- Quase 11.900 jovens recorreram aos cheques psicólogo e nutricionista no primeiro mês 7 de Agosto, 2026
- ULS de Coimbra estreia cirurgia endoscópica do ouvido com apoio robótico em Portugal 7 de Agosto, 2026
- Enfermeiros exigem esclarecimentos sobre eventual gestão privada da ULS do Algarve 7 de Agosto, 2026
- Ordem dos Médicos alerta para riscos no novo sistema de acesso a consultas e cirurgias 7 de Agosto, 2026
- Portugal está a formar os médicos de que precisa? 6 de Agosto, 2026
NOTÍCIAS MAIS LIDAS
Enfermagem Forense. “Da urgência ao tribunal, cada gesto conta e cada profissional faz a diferença” 202 visualizações
Alguns milhares de utentes podem ficar sem médico de família com nova regras do registo, alerta associação 155 visualizações
1.º Episódio do Podcast “Frequência Cardio – Sintoniza-te na Insuficiência Cardíaca” da Bayer 99 visualizações
“Os programas de rastreio do cancro do pulmão são custo-efetivos e representam um investimento sustentável para os sistemas de saúde” 88 visualizações
Quase quatro em cada dez doentes com enfarte apresentavam níveis elevados de Lp(a), revela estudo 86 visualizações
Trodelvy aprovado para primeira linha no cancro da mama triplo negativo metastático em doentes não elegíveis para inibidores PD-(L)1 61 visualizações






