15 Set, 2023

7.ª edição do Health Insights: autoconhecimento da mulher sobre saúde sexual

O programa 7.ª Edição do Health Insights, que se realiza no dia 19 de setembro, promove "o autoconhecimento da mulher sobre saúde sexual, sexualidade e menstruação”.

O mês de setembro é reconhecido por ser o Mês da Grávida e também o Mês da Saúde Sexual. Nesse sentido, a 7.ª edição do Health Insights vai trazer temas para discussão como a saúde sexual para além da saúde reprodutiva, enfatizando o prazer e a segurança durante o ato sexual nas mulheres, e ainda questões como a mulher saber quando está a ovular. 

Este fórum, que será realizado no dia 19 de setembro, entre as 9 e as 17 horas, em formato online, é destinado a profissionais de saúde de Obstetrícia, Ginecologia e Pediatria, e as inscrições já se encontram abertas. De acordo com um comunicado emitido, o programa centrar-se-á em “promover o autoconhecimento da mulher sobre saúde sexual, sexualidade e menstruação”.

 Na sessão da manhã serão apresentadas as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a promoção da saúde sexual, bem como identificados os sinais de saúde relacionados com o ciclo fértil feminino, além de ser feita uma análise sobre a saúde sexual e sexualidade durante gravidez, parto e pós-parto. Por último, vai ser feita uma exposição dos casos de sucesso na recolha de células estaminas do Cordão Umbilical pela Maternidade Daniel de Matos, e a evolução da aplicação destas células ao longo dos últimos 20 anos.

Também a preservação do meio ambiente vai ser um dos temas debatidos, visto que muitos dos produtos menstruais disponíveis no mercado “nem sempre são benéficos para a saúde do planeta”, conforme escrito em comunicado. Por isso, haverá uma palestra relativamente à menstruação e à sustentabilidade, seguida de uma apresentação sobre os “melhores produtos de recolha menstrual”.

Por fim, serão abordados vários cuidados de higiene íntima que devem ser “alvo de atenção por parte da mulher desde a sua infância até à menopausa”, de modo a “acompanhar a evolução do corpo”, uma vez que “idades diferentes requerem cuidados diferentes”.

 

CG

Notícia relacionada 

Menores podem pedir confidencialidade médica sobre saúde sexual

ler mais

Partilhe nas redes sociais:

ler mais