O evento, organização pela World Psychiatric Association (WPA) com a parceria da Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e de Saúde Mental (SPPSM), tem como lema “Psychiatry and Mental Health: Gobal Inspirations, Locally Relevant Action”.

O programa aborda temas como a gestão em saúde mental, a ética no tratamento e no acesso aos cuidados, a qualidade dos serviços e toda a área científica da patologia, diagnóstico e tratamento em Psiquiatria. Da psicopatologia às terapêuticas, da prevenção à reabilitação, durante os quatro dias os experts das várias áreas da saúde mental têm oportunidade de assistir a simpósios, sessões científicas, sessões de comunicação e cursos.

Na nota de boas-vindas, Helen Herrman (presidente da WPA), Maria Luísa Figueira (membro do Conselho Fiscal) e Pedro Varandas (presidente do Comité Organizador) salientam que “as narrativas de psiquiatria e saúde mental mudaram extensivamente nos últimos séculos” e que “hoje, o tratamento e a recuperação de transtornos mentais andam de mãos dadas com a promoção e a prevenção, existindo um interesse crescente na reabilitação e nas intervenções psicossociais”.

Todos as informações, inscrições e programa estão disponíveis no site do congresso.