Está provado cientificamente que uma alimentação rica em frutas e vegetais é uma das melhores formas para perder peso e ser mais saudável.

A dieta vegan é composta somente por alimentos de origem vegetal, excluindo qualquer produto de origem animal, e tem ganho cada vez mais adeptos pelo mundo fora.

“Este estudo contribui para a crescente evidência de que as dietas com base em vegetais ajudam a controlar e prevenir a diabetes tipo 2 e a obesidade”, afirma a Dra. Hana Kahleova

Esta investigação, levada a cabo pelo Instituto de Medicina Clinica e Experimental e o Instituto de Endocrinologia, ambos localizados em Praga, República Checa, e o Comité de Físicos para Medicina Responsável, em Washington, DC, teve como propósito avaliar o impacto benéfico desta dieta na saúde.

Os especialistas reuniram 60 homens, dos quais 20 com obesidade, 20 com diabetes tipo 2 e outros 20 sem nenhum problema de saúde, servindo de controlo para este estudo.

Os participantes foram aleatoriamente selecionados para comerem refeições vegan com tofu ou refeições com carne processada e queijo. Os dois tipos de refeição combinavam no número de calorias e macronutrientes.

Tanto para os participantes que tinham algum problema de saúde como para os do grupo de controlo, os indivíduos que foram servidos com um prato vegan registaram um nível elevado de hormonas intestinais benéficas em comparação com os participantes que comeram carne.

“Estas hormonas intestinais benéficas podem ajudar a manter o peso baixo, a aumentar a secreção de insulina, a regular o açúcar no sangue e manter-nos saciados por mais tempo”, explica o coautor do estudo, Dra. Hana Kahleova.

Mónica Abreu Silva

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