De 18 a 21 de maio, a Associação de Doentes Obesos e Ex-Obesos de Portugal (Adexo) vai organizar iniciativas em várias zonas do país de forma a comemorar o Dia Nacional e Europeu da Obesidade, que se assinala no dia 19 de maio.

As iniciativas que visam sensibilizar para a obesidade enquanto problema de saúde pública e epidemia do século XXI começam no dia 18 de maio, em Alvarenga, no município de Arouca, com uma caminhada pelos Passadiços do Paiva organizada por 50 alunos da Escola Secundária Dr. Serafim Leite. Aqui será demonstrada a forma como o exercício físico, a alimentação e o equilíbrio com a natureza são benéficos para evitar e combater a obesidade.

A 19 de maio, Dia Nacional e Europeu de Luta contra a Obesidade, será anunciada em Évora a integração dos Médicos de Família no processo de tratamento da obesidade e assinado um protocolo para redução das listas de espera para cirurgia no Hospital Espírito Santo.

O programa promovido pela Adexo termina em Lisboa, no novo parque Campo das Cebolas, com uma ação em parceria com a PSP. No dia 21 de maio, entre as 14h e as 19h, será aqui realizado um grande encontro geracional que reunirá 150 jovens e 150 idosos numa tarde de atividades que passarão pelo exercício físico, rastreios, informação e aconselhamento, Taiji Bailong Ball, e jogos.

COMUNICADO