29 Out, 2018

Um terço dos portugueses apresenta níveis de colesterol muito elevados

São as primeiras conclusões do rastreio realizado na última semana pela Associação Portuguesa das Mutualidades (APM-RedeMut) em cidades de todo o País. Ao longo de cinco dias, cerca de cinco mil pessoas foram rastreadas ao colesterol, glicémia e tensão arterial.

Das pessoas que foram rastreadas, 1500 apresentam valores demasiado elevados e 80% dessas quais não tomam a medicação de forma correta ou não são sequer medicadas. Durante a ação, foram também realizados rastreios visuais, auditivos, dentários, de terapia da fala, fisioterapia, eletrocardiograma, índice de massa corporal, nutrição, temperatura e triglicerídeos.

“Aproveitámos a forte adesão a estes rastreios gratuitos para sensibilizar a população para a necessidade de adotarem comportamentos e estilos de vida saudáveis. É fundamental que se percebam os riscos”, afirma Rui Santos, enfermeiro coordenador da ação levada a cabo pela APM-RedeMut, citado em comunicado.

Nesta iniciativa participaram 14 instituições que integram a APM: quatro na Região Norte; duas na Região Centro; cinco na Região Lisboa e Vale do Tejo; duas na Região Sul; uma nos Açores.

Saúde Online/Comunicado 

ler mais

RECENTES

ler mais