19 Jan, 2021

Teste a saúde do seu coração a subir escadas

Subir quarto lances de escadas em menos de um minuto pode indicar-lhe o estado de saúde do seu coração, de acordo com um estudo apresentado.

Subir quarto lances de escadas em menos de um minuto pode indicar-lhe o estado de saúde do seu coração, de acordo com um estudo apresentado no congresso “EACVI – O melhor da Imagiologia de 2020”, da Sociedade Europeia de Cardiologia (na sigla inglesa, ESC).

De acordo com o autor do estudo, Jesús Peteiro, “o teste das escadas é uma forma fácil de media a saúde do seu coração”. O cardiologista do Hospital Universitário da Corunha afirma que, “se demorar mais do que um minuto e meio a subir quatro lances de escadas, o estado de saúde do seu coração está abaixo do desejável e, será uma boa ideia consultar um médico.

Este estudo foi conduzido para examinar a relação entre a atividade diária, como por exemplo subir escadas, e os resultados obtidos através de testes em laboratórios. “A ideia foi encontrar um método fácil e com baixos custos de medir o estado cardíaco. Este pode ajudar médicos a selecionar quais os pacientes que devem prosseguir para exames adicionais”, afirma o médico.

O estudo incluiu 165 pacientes com sintomas prévios, que já tinham sido sinalizados para provas de esforço, por conhecimento ou suspeita de doença coronária. Os sintomas incluíam dor do peito ou alta frequência respiratória durante o esforço.

Os participantes andaram ou correram numa passadeira, onde a intensidade foi sendo gradualmente aumentada e estes deviam continuar o exercício até se sentirem exaustos. Após 15/20 minutos foi pedido aos pacientes que subissem quatro lances de escadas (aproximadamente 60 degraus) a um ritmo acelerado e sem pausas, mas simultaneamente sem correr e o tempo foi contabilizado.

Os investigadores analisaram a relação entre os METs, (na sigla em inglês Metabolic Equivalent Task) que se definem como a taxa metabólica de repouso, com o tempo que cada pessoa demorou a subir as escadas. Os pacientes que demoraram entre 40 a 45 segundos atingiram entre 9 e 10 METs.

Segundo estudos anteriores, atingir 10 METs durante um exercício teste está relacionado com uma baixa taxa de mortalidade (1% ou menos por ano, ou 10% em 10 anos). Contrariamente, pacientes que demoraram um minuto e meio ou mais a subir as escadas atingiram 8 METs ou menos, o que se traduz numa taxa de mortalidade de 2-4% por ano, ou de 30% em 10 anos.

Jesús Peteiro referiu que a relação entre o exercício de subida de escadas e a capacidade física, ou seja, o número de METs, seria similar na população em geral. Já a correspondência entre as taxas de mortalidade e a função cardíaca seria mais favorável quando existem sintomas ou confirmação de existência da doença coronária.

 

Notícias relacionadas:

ler mais

RECENTES

ler mais