9 Abr, 2021

Sugestões para combater a obstipação nos idosos durante o confinamento

Neste terceiro vídeo do Núcleo de Estudos de Geriatria da SPMI, são dadas dicas para combater a obstipação nos mais velhos durante o período de confinamento.

O Núcleo de Estudos de Geriatria (NEGERMI) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) acaba de lançar o terceiro vídeo com conselhos práticos para problemas resultantes do confinamento nos idosos. O novo vídeo desta série apresenta um conjunto de conselhos e sugestões para combater a obstipação nos mais velhos durante o período de confinamento.

A hidratação, o exercício físico e a dieta são aspetos essenciais para a regularização do trânsito intestinal.

“O confinamento agravou uma das queixas frequentes nos idosos, a obstipação. É sabido que 50% das pessoas com mais de 80 anos apresentam queixas sobre o regular funcionamento dos intestinos. O stress, ansiedade e redução da motilidade, provocados pelo confinamento, agravam e tornam mais frequentes este tipo de queixas”, afirma o coordenador do NEGERMI, João Gorjão Clarad.

O primeiro vídeo teve como objetivo ensinar a evitar ou a recuperar a perda de massa muscular nos idosos em virtude da pouca ou reduzida mobilidade provocada pelo confinamento e o segundo, apresenta um conjunto de conselhos para melhorar o sono da população mais velha.

O primeiro vídeo tem como objetivo ensinar a evitar ou a recuperar a perda de massa muscular nos idosos em virtude da pouca ou reduzida mobilidade provocada pelo confinamento.

Os outros vídeos são dedicados aos problemas relacionados com o sono e com o regular funcionamento dos intestinos.

O confinamento tem diversas consequências nas pessoas e em especial nos idosos. Não só sobre a componente emocional e afetiva, sensação de solidão, de abandono, de inutilidade, monotonia de dias seguidos sem atividades fora de casa num ambiente fechado, como também sobre a componente física.

 

Notícias relacionadas:

ler mais

RECENTES

ler mais